A maravilhosa história de Wounda: da quase morte à geração de uma nova vida


Wounda (JGI)

A história da chimpanzé Wounda foi divulgada no final do ano passado e é uma inspiração para todos que acreditam no trabalho de resgate, recuperação e superação de grandes primatas. Como vários outros chimpanzés, ela foi violentamente tirada de sua família por traficantes e se encontrava em estado de saúde extremamente deplorável quando foi resgatada pelo Instituto Jane Goodall no Congo. As esperanças eram pequenas de que ela iria sobreviver.

Felizmente, depois de muito trabalho e dedicação, Wounda se recuperou a ponto de conseguir se socializar e viver com o grupo reintroduzidos na ilha Tchindzoulou, do santuário Tchimpounga. A gratidão e a sensibilidade de Wounda ficou famosa no momento em que ela é solta na ilha e volta para dar um abraço de agradecimento na Dra. Jane Goodall.

Se não pudesse ficar melhor, Wounda deu à luz a Hope em 2017, mesmo usando um implante contraceptivo, procedimento comum para o controle de natalidade de chimpanzés vivendo em semi cativeiro e cativeiro.

A história e a trajetória de Wounda é narrada em um vídeo preparado pelo Instituto Jane Goodall, mostrando o momento em que ela abraça a primatóloga e imagens dela com Hope. Imperdível. Assista aqui.

Fonte: Projeto GAP


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>