Mau hálito pode indicar doenças periodontais em animais


O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema comum em animais que pode indicar a existência de doenças periodontais.

Escovação dental deve ser feita com produtos específicos para animais (Foto: Divulgação / Imagem ilustrativa)

De acordo com o médico veterinário Jorge Morais, “o tutor deve ficar sempre atento aos odores, pois, quando não tratado corretamente, o mau hálito acarreta em acúmulo de resíduos que podem trazer doenças periodontais graves”.

A falta de higiene bucal é o principal responsável pelo mau hálito, explica o veterinário. “Uma das principais formas de evitar o mau hálito é manter a alimentação adequada, de acordo com as orientações do veterinário, e, além disso, fazer o processo de escovação diariamente. Para isso, o ideal são escovas específicas para cães, pois são de tamanhos apropriados para cavidade oral do canino”, afirma Jorge ao portal Engeplus.

O veterinário lembra que é preciso utilizar também um creme dental específico para o uso de animais. “É contraindicado pastas usadas em humanos, devido a alta concentração de flúor”, completa.

Produtos que combatem a placa bacteriana, precursora do tártaro, e que podem ser diluídos em água também podem ser utilizados.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FINAL FELIZ

CRUELDADE

CRISE ECONÔMICA

SINERGIA

MAUS-TRATOS

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>