EnglishEspañolPortuguês

Derretimento de geleiras aumenta profundidade dos oceanos

11 de janeiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Os efeitos desse naufrágio são tão significativos que podem ter feito com que outros cientistas se equivocassem quanto ao ritmo do aumento dos níveis oceânicos. O estudo também parece apontar que os efeitos desse aumento podem ser muito mais graves do que o que se acreditava anteriormente.

Foto: Cosmos Magazine

De acordo com a NewsWeek, a teoria do naufrágio do oceano foi revelada por um grupo de cientistas em uma revista de pesquisa publicada na Wiley Online Library. Os cientistas envolvidos na pesquisa incluem Thomas Frederikse e Riccardo EM Riva do Departamento de Geociências e Sensoriamento Remoto, da Delft University of Technology, na Holanda, e Matt A. King, da University of Tasmania, na Austrália.

O estudo revela que, nos últimos 20 anos, o fundo do oceano afundou em média 0,004 polegadas por ano. Se os números são precisos, isso significa que o fundo do oceano está  0,08 polegadas mais profundo do que há 20 anos, informa o Inquisitr.

Embora esses números possam parecer muito pequenos para causar qualquer diferença significativa, trata-se de uma diferença de 0,004 polegadas por ano nas últimas duas décadas em uma grande região do planeta. Os oceanos do mundo representam mais de 70% da área de superfície terrestre.

Os cientistas usaram uma equação matemática para medir o estado atual do oceano. Isso também os ajudou a comparar os níveis atuais do oceano com as informações que possuíam do período entre 1993 e 2014. Os pesquisadores também acrescentaram que são o primeiro grupo a considerar os efeitos do derretimento da água da geleira no fundo do oceano.

Você viu?

Ir para o topo