EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é encontrada morta em praia no Rio Grande do Norte

14 de dezembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga foi encontrada morta na praia de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Fabrício da Silva, de 34 anos, caminhava pelo local quando se deparou com o animal à beira do mar.

Tartaruga morta encalha na praia de Taíba (Foto: Arquivo Pessoal)

O homem registrou a triste cena em um vídeo. Nele, é possível ouvir Fabrício afirmar que suspeita que a morte da tartaruga tenha sido causada por pescadores, devido aos ferimentos que, segundo ele, aparentam ter sido feitos por anzóis.

“De coração partido. Senti uma pena muito grande por um animal tão bonito, enorme”, afirmou Fabrício ao portal O Povo.

Em novembro, 38 encalhes foram registrados pelo Projeto Tamar, sendo 31 animais mortos e 7 vivos. Os números são inferiores aos contabilizados em 2016. No entanto, eles não refletem a realidade dos encalhes no estado, segundo o Coordenador Regional do Tamar, Eduardo Lima. Isso porque o projeto atua apenas nos municípios de Acaraú e Itarema, no litoral oeste.

Segundo Eduardo, a tartaruga é da espécie Chelonia mydas, conhecida popularmente como verde ou aruanã. Comum no litoral do Ceará, a espécie “é a que mais encalha ao longo da costa de todo o Brasil, por estar se alimentando em zonas de pesca artesanal”.

Após assistir o vídeo, Eduardo afirmou que, apesar de não ter como definir a causa da morte, a tartaruga já estava morta há alguns dias, já que, segundo ele, é possível observar o início do processo de decomposição.

Doenças infecciosas e parasitárias, ingestão de resíduos sólidos e pesca incidental são, de acordo com Eduardo, as principais causas de morte de animais marinhos. A pesca, entretanto, é “atualmente considerada um dos maiores problemas para a conservação de tartarugas marinhas no mundo”.

Veja o vídeo abaixo:

Você viu?

Ir para o topo