EnglishEspañolPortuguês

Reitor da Unesp poderá ser convocado para CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Alesp

13 de dezembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

A Unesp – Universidade Estadual Paulista não deu qualquer esclarecimento sobre o uso de animais no ensino durante a CPI marcada para o dia 12 de dezembro na Assembleia Legislativa de SP. Isso porque o professor José Roberto Bosqueiro, da Faculdade de Ciências de Bauru, escolhido para representar a instituição, declarou que não domina o assunto proposto.

Na lista de animais usados pelas unidades da Unesp estão: bovinos, suínos, ovinos, equinos, galinhas, patos, coelhos, ratos, aves diversas e peixes. Na unidade de Jaboticabal tem também um canil experimental. O deputado estadual Feliciano Filho (PSC), presidente da CPI, fez a seguinte pergunta ao professor: “Quais procedimentos realizados em animais no ensino não possuem métodos substitutivos?”.

Bosqueiro respondeu: “Não posso falar daquilo que não conheço. Só posso dizer que cada faculdade tem um comitê de ética para aprovar o uso de animais na parte didática. A pergunta do deputado é muito complexa. Não tenho como falar dos métodos alternativos”.

O professor mencionou que, como bolsista da Fapesp, já recebeu perto de hum milhão de reais em 13 anos de pesquisas envolvendo animais, mas que não tem conhecimento técnico para falar do manuseio de animais em aulas práticas. Diante disso os deputados resolveram pedir a convocação do próprio reitor da Unesp.

Para Feliciano Filho, foi desrespeitosa a posição da universidade ao enviar um representante despreparado para abordar o assunto: “O reitor conhecia o conteúdo da CPI, pois, me enviou um relatório descrevendo inúmeros procedimentos com animais. Queríamos esclarecimento sobre esses métodos e convocamos a Unesp da mesma forma que também chamamos a USP no dia 28 de novembro e a Unicamp, que será ouvida no dia 13 de dezembro. Não sei se foi uma postura estratégica da faculdade, mas agora é o próprio reitor que terá de comparecer à CPI, caso seja aprovada sua convocação”.

Na mesma ocasião, dois requerimentos foram aprovados pela CPI: do deputado Caio França (PSB) solicitando investigação sobre as instalações do navio que partiu do Porto de Santos e está levando 27 mil bois para a Turquia e do deputado Roberto Tripoli (PV) solicitando que a Polícia Ambiental de SP faça um relatório mencionando número de apreensões descrevendo cada uma delas (incluindo caça) e também o valor total das multas aplicadas entre 2016 e 2017.

Estiveram presentes na reunião as deputadas Ana do Carmo (PT) e Célia Leão (PSDB), além dos deputados Gil Lancaster (DEM) e Roberto Tripoli (PV). A próxima reunião da CPI de Maus-Tratos é dia 13, às 11h, no auditório Teotônio Vilela da Alesp (Av Pedro Alvares Cabral, 201, 1º andar, Pq Ibirapuera) e dará continuidade a esse assunto convocando o professor doutor Wagner José Fávaro, do Instituto de Biologia da Unicamp. A reunião é aberta a todos os interessados no tema.

*Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal

Você viu?

Ir para o topo