EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores criam mapa 3D para tentar salvar recifes de corais

9 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Como não os vemos na nossa frente, é fácil esquecer os danos sofridos pelos recifes de corais em todo o mundo, mas estudos científicos revelaram um intenso branqueamento causado pelas mudanças climáticas.

Foto: Brian Kinney/Shutterstock

Para ajudar a reverter isso, uma equipe de pesquisadores está tentando fazer um mapa 3D de mais de 17 mil pés quadrados de recifes na ilha de Atol Palmyra (EUA), a aproximadamente 1.700 quilômetros ao Sul de Honolulu.

Equipes de mergulhadores passaram os últimos anos capturando imagens do recife e detalhando seus formatos com imagens de alta resolução. Com o software do grupo de pesquisa, eles podem catalogar as diferentes espécies de corais.

A equipe do Scripps Research Institute, liderada por Clinton Edwards, revelou que, na Atol Palmyra, os corais costumam ficar agrupados, especialmente os frágeis.

Eventualmente, a equipe espera que a ilha seja apenas um recife catalogado como parte de um projeto chamado 100 Island Challenge. Com os dados coletados em 100 recifes de corais em todo o mundo, eles acreditam que é possível ter uma imagem precisa de como os recifes de corais crescem e morrem.

A equipe Scripps quer apresentar os mapas 3D no mundo da realidade virtual (VR), possibilitando que o público em geral os explore em suas próprias casas.  O grupo já está utilizando fones de ouvido VR para analisar os recifes no laboratório.

Você viu?

Ir para o topo