EnglishEspañolPortuguês

Naturalista britânico alerta que oceanos enfrentam a maior ameaça da história

8 de dezembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Ele afirmou que os oceanos estão sob a maior ameaça da história.

Foto: Gavin Thurston

O documentário ambiental da BBC explorará os danos causados aos mares pelas mudanças climáticas, poluição plástica e pela pesca e chegará ao fim no dia 10 deste mês.

Além disso, “Blue Planet II”  mostrará o efeito que o barulho dos meios de transporte, o turismo e a exploração de combustíveis fósseis possui sobre os oceanos.

Admitindo que os oceanos “podem estar em  um ponto de crise”, o naturalista declarou: “Durante anos, pensamos que os oceanos eram tão grandes  os habitantes tão infinitamente numerosos que nada que pudéssemos fazer poderia ter um efeito sobre eles. Porém, agora sabemos que isso estava errado. Agora é evidente que nossas ações têm um impacto significativo nos oceanos do mundo. [Eles] estão ameaçados como nunca antes na história humana. Inúmeras pessoas acreditam que os oceanos atingiram um ponto de crise”.

“Certamente possuímos a responsabilidade de cuidar do nosso planeta azul. O futuro da humanidade e, de fato, toda a vida na Terra, depende de nós agora”, completou.

O “Blue Planet II” já mostrou essas questões durante a série, esclarecendo como os animais marinhos da Grande Barreira de Corais são mortos em decorrência do branqueamento de corais. Os telespectadores também albatrozes morrerem porque confundiram plástico com alimentos.

O produtor do programa, Mark Brownlow, disse que a equipe atrás da série simplesmente “não poderia ignorar” os imensos problemas que ameaçam os oceanos agora e, por isso, o episódio final será sobre eles, informou o Huffington Post.

Ambientalistas esperam que o episódio desperte a ação do público, tendo em vista a grande audiência do programa. O programa foi considerado o mais visto de 2017 até agora, sendo que um episódio atraindo 17 milhões de telespectadores.

Você viu?

Ir para o topo