EnglishEspañolPortuguês

Declínio do gelo marinho no Ártico atinge nível sem precedentes

16 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: Carbon Brief

Emily Osborne e sua equipe analisaram 45 arquivos diferentes com uma série de registros anuais que oferecem dados sobre a temperatura do ar,  temperatura da superfície do mar e a extensão do gelo do Ártico.

É fundamental rastrear esse ritmo sem precedentes da diminuição do gelo. O contra-almirante da marinha Timothy Gallaudet, administrador da NOAA, enfatizou a segurança nacional e as razões econômicas para acompanhar atentamente as mudanças no Ártico.

Gallaudet mencionou que a NOAA já está tomando medidas para acelerar a previsão e capacidade do sistema terrestre. Diversos departamentos dependem desses dados, incluindo os Departamentos do Comércio, Agricultura e Defesa, informa o Ecowatch.

A perspectiva em longo prazo certamente dá a impressão de uma queda brusca na extensão do gelo no Mar Ártico. Existem muitas consequências associadas a uma mudança tão veloz.

Jeremy Mathis, diretor do Programa de Pesquisa do Ártico da NOAA, ressaltou: “O Ártico está entre os lugares mais observados do planeta. A urgência é clara quer estejamos lidando com navegação oceânica a mar aberto, refugiados ou caçadores nativos”.

Você viu?

Ir para o topo