EnglishEspañolPortuguês

Cientistas descobrem ecossistema que se alimenta de metano em cavernas mexicanas

3 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Os cientistas completaram uma pesquisa sobre o ecossistema único e  publicaram suas descobertas na revista Nature Communications.

Foto: HP Hartmann/USGS

Durante a expedição à série de cavernas de Ox Bel Ha, localizada ao na costa de Yucatán, foram observadas diferentes camadas de água doce, água da chuva e água salgada do oceano. Há uma camada de água salobra, mas, como há poucas forças para que a mistura ocorra, ambas camadas ficam separadas.

Até agora, os especialistas acreditavam que pedaços de matéria orgânica em decomposição do solo da floresta eram a principal fonte de alimentos da base da cadeia alimentar da caverna. Mas a última pesquisa revela muito poucos restos. Em vez disso, a matéria dissolvida, incluindo o carbono e o metano, sustenta comunidades de bactérias semelhantes às localizadas nas infiltrações frias em torno do oceano profundo, informa o UPI.

“A descoberta de que o metano e outras formas de matéria orgânica dissolvida são o alicerce da cadeia alimentar nessas cavernas explica por que os animais adaptados à caverna podem prosperar na coluna de água em um habitat sem evidência visível de comida”, disse David Brankovits, pesquisador da Texas A & M University, em um comunicado para a imprensa.

A cadeia alimentar dentro da rede de cavernas é dominada por crustáceos, incluindo uma espécie única de camarão ajustava à vida na escuridão. O metano representa 21% da dieta do camarão.

O ecossistema da caverna inundada possui pouco oxigênio. O estudo sugere que o oceano está ficando menos oxigenado.

Você viu?

Ir para o topo