CONTEÚDO ANDA

Cachorro é resgatado após ser encontrado à beira da morte

Após três meses de tratamento médico, Enrique, como passou a ser chamado o cão, se recuperou dos problemas de saúde.

694

06/12/2017 às 22:00
Por Redação

Um cão abandonado foi retirado das ruas da Guatelama após ter sido encontrado em situação deplorável. Deitado no chão, encolhido e apático, o cachorro que quase não tinha pelos, devido a uma severa doença que atingiu sua pele, esperava pela morte.

Enrique foi encontrado em situação deplorável (Foto: Reprodução / Bored Panda)

Ao ser levado a uma clínica, um dos médicos veterinários do local não acreditou que o cão sobreviveria, devido à gravidade do seu quadro de saúde.

Resgatado pela Mayan Families, ONG que promove programas de desenvolvimento sustentável, e pela Hope For The Animals, entidade de defesa animal, Enrique, como passou a ser chamado, recebeu todos os cuidados necessários.

Após três meses de tratamento, o cachorro havia recuperado a saúde de sua pele e seus pelos já começavam a crescer. O cão, que antes não tinha forças para se levantar, agora conseguia ficar de pé sozinho.

O trabalho dos voluntários e da equipe médica, entretanto, não foi voltado apenas para a saúde física de Enrique, já que os maus-tratos e abandono fizeram com que o cão desenvolvesse traumas, que precisariam ser superados com amor e paciência. Enrique era inseguro e tinha medo, inclusive, de humanos, nos quais parou de confiar depois de ter sido negligenciado por eles.

No abrigo, ele começou a se abrir para uma nova realidade. Conhecer pessoas que, ao contrário do que ele havia vivido no passado, não iriam abandoná-lo ou maltratá-lo tem feito com que Enrique volte, aos poucos, a confiar no ser humano.

Com o tratamento, o cão se recuperou dos problemas de saúde (Foto: Reprodução / Bored Panda)

Com o tempo, o cão tem se tornado mais confiante e não só tem demonstrado o quanto é doce com as pessoas, como também com outros cachorros, com os quais ele tem passado a interagir com mais frequência. As informações são do Portal do Dog.

Em breve, Enrique estará disponível para adoção e poderá, enfim, descobrir o que é ter um lar de verdade, com tutores que o considerem parte da família.