Filhotes de tucano órfãos são adotados por moradores de condomínio


Há cinco anos, um casal de tucanos passou a utilizar um coqueiro de um condomínio em São Carlos, interior de São Paulo, para procriar. Os moradores do local se acostumaram com a presença das aves e perceberam que a família voava sempre que os filhotes haviam crescido. Desta vez, entretanto, os pais voaram antes do tempo e três filhotes, ainda muito novos, ficaram órfãos.

Moradores alimentam filhote de tucano (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

Ao perceberem que os tucanos não tinham idade suficiente para sobreviverem por conta própria, os condôminos decidiram ajudar. “Nós esperamos algum tempo para ver o que acontecia, mas os moradores começaram a ficar preocupados porque eles estavam ficando debilitados e desidratados, então pedimos o auxílio de veterinários que fizeram uma avaliação e constataram que havia necessidade de socorrê-los”, contou o síndico Carlos Eduardo Pasiane.

A partir de então, os moradores adotaram os filhotes, que por serem alimentados por eles diariamente já se acostumaram com a presença humana. Basta fazer barulho com uma tigela de plástico que os filhotes descem do coqueiro para comer nas mãos dos condôminos.

Tucanos ficaram órfãos após pais voarem antes do tempo (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

As aves, que foram batizadas de Júlia, Luciano e Enri, são alimentadas principalmente com frutas, como banana, mamão e pitanga. As informações são do portal G1.

“Com eles por aqui a gente tem medo de jogar um lixo e eles comerem e pode até matar. Então, várias pessoas que estão vindo aqui para a praça estão tendo mais consciência e não estão jogando tanto lixo quanto jogavam antigamente”, afirmou o garoto Lucas Simões, de 8 anos, ao contar sobre a consciência despertada em adultos e crianças pela presença dos tucanos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>