EnglishEspañolPortuguês

Cães são forçados a pular de paraquedas para perseguir caçadores de animais selvagens

28 de dezembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Equipados com óculos, arreios, focinheiras e abafadores, os cães têm sido treinados para pular de paraquedas de uma altura de 7.500 pés em zonas perigosas e de caçadores.

Foto: K9 Security Canine Training Academy

Giant, Killer, Venom, Arrow e Alpha são cães abusados pelo Grupo Anti-Caça Paramount e a Academia de Treinamento Canina na África do Sul.

O pastor alemão Arrow tornou-se o primeiro cão a pular de paraquedas – e conquistou um lugar no Guinness World Records enquanto o belga Malinois Killer atraiu 115 grupos de caçadores e recebeu uma medalha de ouro do príncipe Harry por sua contribuição para a proteção.

Porém, os cães não devem ser explorados e ter suas vidas colocadas em risco no combate aos caçadores de animais selvagens. Pelo contrário, eles devem viver livremente com famílias amorosas.

A caça é uma indústria lucrativa e em constante crescimento, gerida por redes criminosas altamente organizadas. Nos últimos sete anos, a população de elefantes foi reduzida em quase um terço, sendo que 100 deles morrem diariamente por seu marfim.

Foto: K9 Security Canine Training Academy

A caça de rinocerontes atingiu proporções epidêmicas e aproximadamente 1200 rinocerontes foram assassinados em 2014 e 2015 na África do Sul.

Os ambientalistas têm adotado medidas cada vez mais drásticas para combater a caça. Os locais de caça são frequentemente remotos e os cães são obrigados a pular de paraquedas para chegar rapidamente às áreas e rastrear caçadores com técnicas avançadas.

Os animais são capazes de procurar grandes áreas de armadilhas, carne e armas de fogo e conseguem trabalhar à noite quando os rastreadores humanos têm a capacidade restrita por causa da visibilidade limitada.

As duas raças mais exploradas são bloodhounds e pastores belgas Malinois. Enquanto os Bloodhounds são usados para rastrear odores deixados há mais de 24 horas, os Malinois são usados como uma reação rápida e um K9 “multiuso”, capazes de rastrear e procurar munição, chifres de rinoceronte e marfim e prender suspeitos.

A academia cria os animais antes de avaliar sua personalidade e ajustá-los aos papéis que consideram adequados, desde o rastreamento ao paraquedismo.

Foto: K9 Security Canine Training Academy

Quase todas as grandes reservas possuem um cão nas unidades contra a caça (APU) e a exploração dos animais aumentou parques nacionais e reservas privadas em toda a África.

O pastor alemão Arrow foi considerado o primeiro cão paraquedista de combate à caça pelo Guinness World Records.

Com apenas dois anos, ele teve que saltar com o treinador Henry Holsthyzen na Waterkloof Airforce Base, nos arredores de Pretoria.

Arrow foi especialmente selecionado quando era filhote devido ao seu comportamento e foi treinado para descer de um helicóptero com uma corda, amarrada a Holsthyzen e, finalmente, a usar o paraquedas.

A entrada da seta para o Guinness World Records aconteceu depois de meses de intensa preparação. Como era um filhote, ele e Holsthyzen comeram, dormiram e trabalharam juntos para desenvolver o vínculo necessário para combater a caça de animais selvagens.

Você viu?

Ir para o topo