EnglishEspañolPortuguês

Mudanças climáticas podem aumentar número de erupções vulcânicas

26 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Segundo um novo estudo publicado na revista Geology, a ameaça de vulcões pode aumentar devido ao aumento das temperaturas terrestres.

Foto: iStock

Os cientistas observaram que, no passado, o número de erupções vulcânicas tendia a crescer em momentos históricos com grandes derretimentos glaciais, como o fim das eras glaciais, reportou a Scientific American.

A nova pesquisa concentra-se nas menores geleiras da Terra para verificar se elas poderiam ter um efeito semelhante aos derretimentos maciços anteriores.

O estudo não usou dados de anos particularmente recentes. Ao invés disso, estudou as erupções islandesas que ocorreram há milhares de anos quando as temperaturas mudaram sem uma era glacial legítima. Ao medir o recorde de erupções contra o recorde de cinzas na Europa, os cientistas observaram a frequência das erupções de vulcões durante esse período.

Foi revelado que a taxa de erupções diminuiu conforme o tamanho das geleiras aumentou. A teoria é que mais geleiras aumentam a pressão sobre a superfície do planeta e isso determina a quantidade de magma na crosta, informa o International Business Times.

Quando esses grandes pedaços de gelo desapareceram, o magma alcançou a superfície com mais facilidade, causando erupções. Os pesquisadores notaram que as erupções eram maiores em magnitude em períodos com menos cobertura glacial. O estudo previu que, com base nas descobertas, talvez devêssemos investir futuramente na segurança dos vulcões.

Você viu?

Ir para o topo