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Exploração em campanhas publicitárias ameaça sobrevivência de cães com braquicefalia

22 de dezembro de 2017
2 min. de leitura
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Cães com rostos planos ou focinhos curtos, conhecidos como braquicéfalos, como buldogues franceses e pugs, tornaram-se populares nos últimos anos, mostram registros oficiais das raças do Kennel Club.

Foto: Getty Images

O número de cães provavelmente é muito maior devido aos animais não registrados e aqueles que foram transportados ilegalmente da Europa Oriental ao Reino Unido, ressaltam os ativistas.

Usá-los em anúncios publicitários está aumentando a procura pelos animais, de acordo com o Brachycephalic Working Group, a RSPCA, a British Veterinary Association, o Kennel Club, a PDSA, a Dogs Trust a a University of Cambridge

A reprodução dos cães com essa aparência causa sérios problemas de saúde  em uma proporção substancial dos animais, incluindo dificuldades respiratórias, infecções de pele constantes, doenças oculares, incapacidade de dar à luz naturalmente e problemas espinhais ou nervosos.

Em uma carta aberta, o Brachycephalic Working Group pediu às empresas que deixem de usar pugs e buldogues em campanhas, incluindo animais de desenho animado e gerados por computador, para diminuir sua popularidade e reduzir a reprodução cruel dos cães.

Dan O’Neill, presidente do Brachycephalic Working Group, declarou: “Existe uma preocupação real de que o uso de buldogues, buldogues franceses, e pugs em anúncios esteja alimentando a popularidade dessas raças e ampliando o mercado para aqueles que simplesmente querem lucrar com esses cães com pouca ou nenhuma consideração por sua saúde e bem-estar”.

“Essas raças podem sofrer algumas condições de saúde terríveis em longo prazo. Diminuir e, em última instância, eliminar esses problemas de saúde é um objetivo compartilhado por todos aqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar dos cães, mas atualmente lutamos uma batalha perdida, enquanto esses cães continuam sendo usados sem necessidade pela publicidade imprudente. Estamos caminhando para uma crise de bem-estar para essas raças. Por isso, é o momento de as empresas priorizarem o bem-estar do cão sobre o  lucro”, acrescentou.

Segundo ele, isso também fará as empresas mostrarem que consideram seriamente sua responsabilidade social.

O presidente da Associação Britânica de Veterinária, John Fishwick, concorda: “No último ano, procuramos diretamente uma série de organizações que usam animais braquicéfalos em seu marketing, chamando a atenção para os problemas de saúde experimentados por essas raças”.

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