EnglishEspañolPortuguês

Irã fecha escolas primárias por causa dos altos níveis de poluição do ar

19 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: AFP

As autoridades locais anunciaram o fechamento de todas as escolas primárias na província de Teerã, que possui 14 milhões de habitantes, exceto em duas cidades.

A poluição atmosférica se alastrou pelos bairros da capital nos últimos dias.

A concentração aérea de partículas finas (PM2.5) chegou a 185 microgramas por metro cúbico no Sul de Teerã e 174 em seu centro na manhã do último domingo (17), informaram as autoridades locais.

Isso está muito acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde de no máximo 25 microgramas por metro cúbico durante um período de 24 horas.

As autoridades também ordenaram o fechamento de minas e fábricas de cimento em Teerã, além de maiores restrições do trânsito no centro da capital.

Elas pediram que idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos permanecessem em suas residências.

Nas cidades do Noroeste de Tabriz e Urmia, as escolas permaneceram fechadas por mais de um dia, de acordo com a agência de notícias oficial IRNA.

Todos os anos, Teerã sofre uma das piores poluições do mundo quando as temperaturas frias geram um efeito conhecido como “inversão da temperatura”, reportou o New Vision.

O fenômeno resulta em uma camada de ar quente acima da cidade que captura a poluição gerada por mais de oito milhões de carros e motos.

Em 2014, quase 400 pessoas foram internadas com problemas cardíacos e respiratórios decorrentes da poluição em Teerã. Cerca de 1500 precisaram de tratamento.

O ministério da saúde estima que, em 2012, a poluição contribuiu para a morte prematura de 4500 pessoas em Teerã e cerca de 80 mil em todo o país.

Você viu?

Ir para o topo