Procedimento inédito: cão ganha próteses iguais as de atletas paralímpicos


Próteses deram a Cola uma nova vida | Lillian Suwanrumpha/AFP

O cãozinho Cola teve sua vida transformada drasticamente após ser vítima da maldade humana nas ruas de Bangkok, na Tailândia, em 2016. Ele teve suas duas patas dianteiras decepadas por um morador de rua. O homem justificou a crueldade afirmando que o animal supostamente teria roído seus sapatos.

Felizmente o sofrimento do cachorro não passou despercebido. O inglês Johm Dalley se compadeceu de Cola e o levou para viver em Phuket, um balneário turístico com belas praias repletas de areia branca e limpa.

A chance de ter um lar e um tutor para um cachorro naquelas condições já parece ser um belo final feliz, mas as reviravoltas da vida de Cola ainda não tinham chegado ao fim.

O cãozinho se adaptou rapidamente | Lillian Suwanrumpha/AFP

Dalley fez o máximo possível para garantir que o cão tivesse uma vida confortável e repleta de atenção, mas lamentava que ele não pudesse correr e brincar na praia como os outros cães, então buscou a ajuda de uma empresa sueca especializada na fabricação de próteses humanas e após muita conversa, conseguiu solicitar um projeto que devolveria a mobilidade para Cola.

As novas patas do cão foram feitas de uma material leva e ultra resistente que o permitirá se locomover e correr novamente. Teddy Fagerstrom, responsável pelo projeto da prótese, afirma que o procedimento realizado em Cola é considerado inédito e que espera que não seja o único.

Dalley conta que o cachorro se adaptou rapidamente e se tornou um exemplo de superação. Em homenagem ao cão, o britânico fundou a instituição “Soi Dogs” (cães desabrigados em tradução literal), que abriga atualmente oito cães resgatados do abandono.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS

VIDA NOVA

ETERNIZADO

AÇÃO SOCIAL

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>