Gestante vegana: como repor os nutrientes fundamentais para sua saúde e a do bebê


Divulgação

Optar por ser tornar vegano e abrir mão de todos os alimentos de origem animal é um grande desafio, que cada vez mais brasileiros têm se colocado à disposição para enfrentar. Mas é importante que, ao deixar de consumir carnes, ovos e leite, por exemplo, a pessoa procure por fontes naturais dos principais nutrientes fornecidos por esses alimentos, para que a mudança em prol dos animais não seja prejudicial para própria a saúde. As mulheres grávidas podem seguir a dieta, mas devem redobrar a atenção.

“A gente sempre se preocupa com a deficiência em vitamina B12 (existente nos alimentos de origem animal), mas se a gestante seguir direitinho a dieta, não afeta em nada a gravidez nem o bebê”, afirma Mariana Conforto, ginecologista e obstetra da Perinatal.

Além da vitamina B12, as grávidas veganas devem prestar atenção em seus níveis de zinco, ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D (veja quais alimentos consumir) para ter uma gestação saudável.

“Sabemos que uma boa alimentação durante a gravidez é indispensável. Com a supressão da gordura animal, temos que tomar cuidado com a substituição correta do que foi retirado. Com orientação profissional conseguimos garantir de forma saudável, durante a gestação vegana, que o bebê receba nutrientes necessários”, explica Renata Vilardi, nutricionista da Clínica Revigore.

O zinco, por exemplo, é necessário para o crescimento e reparo celular, assim como produção de energia. Já o cálcio é fundamental para o desenvolvimento do esqueleto do bebê, que está em formação. Se os níveis desse nutrientes estiverem baixos, o feto passa a roubá-lo da mãe.

“Não ingerir leite não traz nenhum problema, desde que a mulher tenha acesso ao cálcio de outras formas, como caprichar nas folhas verde-escuro”, aconselha Mariana.

Fonte: Extra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE

INSPIRAÇÃO

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>