EnglishEspañolPortuguês

Segunda edição da castração solidária será realizada em Gaspar (SC)

7 de dezembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Nas fêmeas, se o procedimento for realizado antes do primeiro cio, a chance do câncer de mama se desenvolver é praticamente nula. O estresse causado pelo cio e a probabilidade de doenças no sistema reprodutor também são eliminados. A operação ainda acaba com a chance de gravidez psicológica, que ocorre em algumas cadelas depois do cio.

No caso dos machos, a necessidade de demarcar território urinando diminui, assim como a agressividade. Os machos que foram submetidos ao procedimento também apresentam menor probabilidade de desenvolver tumores nos testículos e na próstata.

Foi pensando em todos esses benefícios que a Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Associação Gasparense de Amparo e Proteção Animal (Agapa) e Hachi ONG – Proteção Animal, realizará a segunda edição da castração solidária em animais no município.

O município realizou o primeiro mutirão durante o mês de outubro. A cachorrinha de Andrea Schramm foi um dos 90 animais contemplados na primeira edição do projeto. “A castração foi muito importante, porque ela sofria muito com gravidez psicológica e isso cortava meu coração. Outro motivo que me incentivou a optar pela castração é evitar o câncer de mama, e também, é uma maneira de evitar que ela tenha filhotes”, ressalta Andrea.

A meta para a nova edição é que sejam castrados 120 animais, 30 por dia. “A primeira edição do projeto foi bem positiva. O mutirão foi bem aceito pela comunidade e está sendo realizado novamente agora por conta da grande demanda”, analisa o secretário de agricultura e aquicultura, André Waltrick.

Divulgação

A contracepção será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro na clínica apoiadora do evento, Animallis Care, em parceria com a clínica Saúde Animal de Blumenau. Serão contemplados com a castração cães e gatos sem raça definida de até 20 kg.

Os tutores deverão cadastrar o animal através de cupons de castração numerados e assinados que estarão disponíveis para aquisição na Clínica Animallis Care, em Gaspar. Assim, será agendada a data da cirurgia, além das informações sobre os cuidados com o pré-operatório.

Paralelamente a castração, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura, doará um microchip que será implantado no animal castrado. “Desta forma será possível ter o controle dos animais que estarão recebendo esse benefício, para cadastramento e controle, a fim de serem identificados em caso de fuga ou abandono”, ressalta Waltrick.

O projeto tem a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina. A expectativa é castrar 120 animais, ou seja, 30 por dia de ação. Qualquer dúvida sobre os exames pré-operatórios e o custo solidário da cirurgia, basta entrar em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Como participar

Para participar é necessário cadastrar o animal através de cupons de castração numerados e assinados que estarão disponíveis para aquisição na AnimallisCare Centro Clínico Veterinário, em Gaspar. Assim, será agendada a data da cirurgia, além das informações sobre os cuidados com o pré-operatório

Serão castrados 120 animais, ou seja, 30 por dia de ação.

Mais informações acesse aqui.

Com informações da Prefeitura de Gaspar e da ONG Hachi.

Você viu?

Ir para o topo