A nova organização sem fins-lucrativos chamada Cruelty Free Investing (CFI) tem o objetivo de ajudar investidores a encontrarem empresas que contribuem para a exploração animal.
A CFI avalia as ação negociadas publicamente na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e classifica as empresas em duas listas: as que exploram animais e aquelas que não.
A CFI classifica uma empresa como exploradora através quatro critérios principais: se ela usa ou vende roupas com peles; se usa ou vende produtos testados em animais; se ela cria animais para o consumo ou experimentos; e se fabrica ou serve alimentos e bebidas que contêm produtos de origem animal.
Atualmente, os critérios governamentais que classificam empresas como socialmente responsáveis não julgam a atividade delas com relação ao tratamento de animais.
O fundador da CFI, Dave Brett Wasser, criou a ONG para permitir que investidores conscientes usem seu dinheiro com inteligência.
“Ao analisarmos o crescente setor de investimento socialmente responsável ficamos surpresos ao descobrir que não há critérios que avaliam a exploração de animais, o que é uma questão essencial para um número crescente de investidores. Estamos entusiasmados em trazer um serviço ao mercado que é útil e de extrema importância para a nova geração de investidores”, disse Wasser.
Atualmente, existem várias organizações financeiras cujo o único propósito é financiar empresas de produtos baseados em plantas, como por exemplo a New Crop Capital, que investiu na marca de queijo vegano Miyoko’s Kitchen, na Beyond Meat, e na New Wave Foods.