Partido político quer abolir exploração de animais em circos de Portugal


O partido político Pessoas–Animais–Natureza (PAN), de Portugal, que proibir a exploração de qualquer espécie animal em circos do país. Atualmente, a compra e reprodução de determinados animais e também a exibição nos circos de primatas, ursos, morsas, focas e pinguins são práticas proibidas. Entretanto, segundo o partido, é necessário que todas as espécies estejam livres da exploração em espetáculos circenses.

Projeto de Lei do PAN pretende proibir exploração de animais em circos portugueses (Foto: HANNES MAGERSTAEDT / GETTY IMAGES)

O Projeto de Lei (PL) elaborado pelo partido prevê, além do impedimento de animais nos picadeiros, a transferência deles para reservas.

Espécies como “tigres, leões, hipopótamos, camelos, tubarões, zebras, serpentes, cães, cavalos, pôneis, burros e raposas”, que ainda tem liberação da lei para serem explorados, são contemplados pelo PL do partido, que prevê liberdade para todos eles.

O projeto determina ainda que “tratadores ou treinadores dos circos que cedam gratuitamente os animais ao Estado” tenham direito a apoio para recolocação em outra área no mercado de trabalho. As informações são do portal Expresso.

Em comunicado, o partido afirmou que, após “meses de estudo e reuniões com várias entidades e ONGs nacionais e internacionais”, uma discussão acerca do projeto foi marcada para o dia 21 de dezembro.

Deputado pelo Pan, André Silva defende que “os animais que se encontram nos circos devem ser resgatados e colocados em reservas onde possam recuperar e preservar a sua integridade” e que “as pessoas devem ser sensibilizadas e incentivadas a escolher apenas circos onde não haja animais”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL

INESPERADO

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>