EnglishEspañolPortuguês

Vitória: lutas até a morte entre javalis e cães são proibidas em toda a Indonésia

8 de novembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Javalis e cães em luta até a morte
Javalis e cães lutavam até a morte (Foto: Animals Asia)

Oficiais do governo da Indonésia anunciaram que os terríveis eventos em que cães e javalis são obrigados a lutar uns com os outros até a morte chegaram ao fim. A medida veio cerca de duas semanas após a Fundação Scorpion ter divulgado imagens violentas das lutas em vídeo, como conta o site Animals Asia.

Membros da população local afirmaram que as lutas – conhecidas por “dugong” ou “adu bagong” – eram uma celebração tradicional da caça.

A denúncia ganhou o apoio do Parlamento da Indonésia, de grupos religiosos locais, moradores de vilas próximas e amantes dos animais do mundo todo.

Passeata a favor da proibição de lutas entre javalis e cães
O apoio à proibição veio de todo o mundo (Foto: Animals Asia)

Ade Sukalsah, chefe de comunicações do governo de Java Ocidental, província mais povoada da Indonésia, afirmou: “Lutas entre javalis selvagens e cães são uma tradição muito antiga de Java Ocidental, mas se a tradição tem influência e impacto negativos na sociedade, então ela deve ser eliminada e esquecida”.

Foram dadas ordens para que todos os chefes e prefeitos das províncias emitissem instruções banindo os eventos bárbaros e afirmando que a tortura de animais é um crime.

Outras denúncias feitas pela Fundação Scorpion estão elucidando muitas práticas obscuras que ocorrem na Indonésia, como exploração e condições precárias de zoológicos, a persistência de eventos como lutas até a morte de animais e a falta de leis que os protegem como um todo no país.

Como resultado, estão sendo vistas mudanças incríveis. Nos últimos anos, direitos animais têm se tornado um assunto de alta importância na Indonésia através das investigações feitas pela fundação e seus parceiros. Para citar algumas, reconhecimento oficial do governo sobre a necessidade da criação de leis para proteger os animais, zoológicos anunciando o fim de selfies com orangotangos filhotes e de shows em que ursos fazem truques implorando por comida.

Infelizmente, apesar dessas vitórias, ainda há exploração animal intensa. Urso e seu filhote sendo usados para turistas tirarem fotos e golfinhos sendo colocados em aviões para acompanharem circos itinerários são exemplos. Muito ainda precisa ser feito pelos animais da Indonésia e do mundo inteiro.

 

Você viu?

Ir para o topo