Torta doce de abóbora (pumpkin pie)

Divulgação
Divulgação

A abóbora é um ingrediente bem saboroso, fácil de encontrar e versátil, que pode ser utilizado tanto em receitas salgadas quanto doces, como é o caso desta versão vegana da pumpkin pie, muito famosa na América do Norte.

Ingredientes

Massa

1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1/4 de colher (de chá) de sal
1/3 de xícara (de chá) de óleo vegetal (girassol, milho, soja, canola, azeite)
1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
4 colheres (de sopa) de água gelada

Creme

3 xícaras (de chá) de abóbora moranga ou cabotiá cozida sem casca (700g)
1/4 de xícara (de chá) de melado de cana
1/3 de xícara (de chá) de açúcar mascavo ou demerara
1/3 de xícara (de chá) de leite de coco caseiro (ou outro leite vegetal, veja a parte de dicas)
1 colher (de sopa) de azeite ou óleo de coco derretido
4 colheres (de sopa) de amido de milho
1 colher (de chá) de canela
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado
1/4 de colher (de chá) de noz-moscada
1/4 de colher (de chá) de sal

Modo de preparo

Antes de tudo, cozinhe a abóbora da maneira que preferir. Você pode fazer no vapor, colocando os pedaços e cozinhando até ficarem bem macios (o que vai levar mais ou menos 20 minutos). Ou no forno – neste caso é só cortar a abóbora lavada em fatias, dispor tudo sobre uma assadeira antiaderente levemente untada e regar com um fio de óleo ou azeite. Depois cubra com uma folha de papel alumínio e leve pra assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos, até uma faca atravessar as fatias com facilidade.

Amasse a abóbora ainda quente e reserve. Não recomendo o uso da casca, pois desta forma seu purê não ficará lisinho.

Para fazer a massa, coloque em uma vasilha a farinha, o açúcar e o sal. Misture e adicione os ingredientes líquidos (óleo, água gelada e essência de baunilha). Misture com uma colher, depois com as mãos, até obter uma massa uniforme (não precisa ficar sovando). Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por meia hora.
Passados os 30 minutos, pré aqueça o forno a 200ºC, abra uma folha de papel manteiga sobre uma bancada, coloque a massa, adicione outro pedaço do papel e abra a massa com um rolo. Isso ajuda na hora de transferir a massa para a assadeira e deixá-la mais lisa. Coloque a massa aberta sobre uma assadeira média (a minha tem 25cm de diâmetro), ajeite as laterais e faça furinhos com um garfo. Leve para pré-assar por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o creme. Coloque a abóbora cozida no liquidificador (se ela soltar muita água, escorra), adicione o melado, o açúcar, o leite de coco, o azeite ou óleo de coco, o amido de milho, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o sal. Bata até obter uma mistura uniforme (se precisar, ajude com uma colher) e reserve.

Retire a massa pré-assada do forno, espalhe o creme e retorne ao forno por mais 40 minutos ou até as bordas ficarem douradinhas.

Retire do forno, espere esfriar, e se quiser leve à legadeira por 4 horas antes de servir.
Você pode servir sua torta com chantilly vegano, canela em pó e com lascas de coco.

Fonte: Presunto Vegetariano