EnglishEspañolPortuguês

Selfies com turistas: ursa e filhote definham de tristeza ao serem explorados

18 de novembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Em outra cena, a mãe do filhote está no mesmo banco, mas ela não tenta fugir. Ela parece lenta e letárgica enquanto um homem também usa um pano para controlá-la.

Bebê urso
Foto: Scorpion Foundation

As ursas se chamam Ajib e Marsha. Ajib costumava viver na natureza, de acordo com Dave Neale, diretor de bem-estar animal da Animals Asia. Porém, hoje ela é confinada com seu bebê e ambos são forçados a passar seus dias posando para fotos com turistas.

Em Julho, Marison Guciano, diretora de investigações da Scorpion Foundation, testemunhou essas cenas ao visitar o campo de elefantes de Bali, que é administrado por uma empresa chamada True Bali Experience em Bali, na Indonésia.

“Gravei isso sozinha, disfarçada como turista. As ursas são estrategicamente colocadas na frente de uma loja de chocolate, quando os turistas tomam uma bebida, podem ver as duas ursas”, disse Guciano ao The Dodo.

“Alguns turistas ocidentais (como visto na gravação), pagam por ingressos para posar com a ursa e seu bebê”, explicou Guciano, acrescentando que cada pessoa ou grupo que possui o ingresso tem cerca de 20 minutos com os animais.

Ursa luta contra exploração
Foto: Scorpion Foundation

Quando Neale viu as filmagens, ele não se surpreendeu – as operações turísticas no Sudeste Asiático frequentemente oferecem oportunidades de tirar fotos com animais selvagens.

“Para mim, é algo que vemos o tempo todo, infelizmente. É muito comum”, afirmou.

Neale acredita que os ursos são miseráveis quando são mantidos em cativeiro, especialmente Ajib, que se lembrará de como é viver na natureza.

“Ser explorada dessa maneira e utilizada para esse tipo de entretenimento é muito triste”, observou.

Caixa de urso
Foto: Scorpion Foundation

Ele também se preocupa com o que ocorre nos bastidores. “Eu me preocupo com não somente com o que está no vídeo, mas com o que não vemos, em termos da falta de escolha e da falta de controle que esses animais recebem”, continuou.

Além de Ajib e Marsha, há outro urso que provavelmente é o pai de Marsha. Entretanto,  ele é obrigado a ficar dentro de uma caixa durante todo o dia, de acordo com Guciano.

“Aparentemente, Ajib, seu bebê e este terceiro urso estão  em duas caixas – uma para Ajib e bebê, a outra para este terceiro urso. Se Ajib e seu bebê têm sido utilizados como adereços de fotos, este terceiro urso permanece em sua caixa durante o dia inteiro. Estava muito escuro e eu conseguia ver seus olhos observando. Ele parecia querer sair. Estava tão triste”, relatou.

Embora um santuário seja o ideal para os ursos, Neale observou que a maioria deles funciona com a capacidade máxima na Indonésia e que talvez não seja uma opção realista.

Você viu?

Ir para o topo