EnglishEspañolPortuguês

"Eles são invisíveis", diz ONG sobre preconceito contra animais pretos

23 de novembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Abandonados e, depois, preteridos pelos possíveis adotantes, animais de pelagem preta são vítimas do preconceito. “O que acontece é que eles acabam sendo invisíveis. As pessoas não enxergam esses cachorros e gatos”, lamentou uma das veterinárias da Sociedade Mineira Protetora dos Animais (SMPA), localizada em Belo Horizonte (MG).

(Foto: Divulgação)

O motivo que leva as pessoas a rejeitarem animais pretos nem sempre é fácil de se identificar. “Não existe um motivo explicável para as pessoas não adotarem ‘pretinhos’, mesmo as que não adotam não se dão conta de que também não estão querendo o animal por causa da cor”, afirmou.

Os gatos, segundo a veterinária, são muitas vezes rejeitados devido a mitos, por exemplo, a ideia errada de que gatos dariam má sorte. “Esse mito surgiu da igreja na Idade Média. A história comprova, inclusive, que líderes religiosos passaram a incentivar a matança dos animais devido a superstição”, analisou.

Com os cães, entretanto, a veterinária acredita que a rejeição seja inconsciente, visto que não há superstições ligadas à espécie ou explicações óbvias que expliquem a atitude dos adotantes de não optarem pelos cachorros pretos. “Muitas vezes é inconsciente. O que ocorre na prática é que em uma feira de adoção, no meio de vários animais que estão disponíveis, as pessoas não vão nos pretos. Elas imediatamente vão no branquinho”, explicou a protetora em entrevista ao Diário de Pernambuco.

A pelagem preta pode interferir até mesmo no momento do resgate, isso porque, segundo a veterinária, alguns protetores que não podem resgatar muitos animais, evitam retirar cães e gatos pretos das ruas por saberem que será difícil doá-los. “Muitas vezes o protetor deixa de resgatar um animal ‘pretinho’ pelo medo de ele não ser adotado”, lamentou.

(Foto: Divulgação)

Para tentar combater o preconceito, a Sociedade Mineira Protetora dos Animais se propôs a realizar uma feira de adoção apenas com animais de pelagem preta. O evento será realizado no próximo sábado (25), das 11 às 16 horas, na Avenida Antônio Carlos, 7.260, na Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

Todos os animais estão saudáveis, vacinados e vermifugados. Além da feira de adoção, a entidade estará aberta a receber itens diversos, como vasilhas, cobertas, roupinhas e ração. Durante o evento, haverá uma lojinha solidária e também foodtrucks, sorteio de brindes e diversas atrações.

Para adotar é preciso levar xerox de identidade, CPF e comprovante de residência, ser maior de 21 anos e pagar uma taxa de R$ 40, que será revertida para os gastos da entidade. É possível adotar ou colaborar com a ONG também pelo e-mail [email protected].

Você viu?

Ir para o topo