EnglishEspañolPortuguês

Elefantes são forçados a demolir construções em santuário

30 de novembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Moradores locais lançaram pedras nos policiais que decidiram usar tratores e os elefantes em uma demonstração de força no santuário de animais selvagens de Amchang, no estado de Assam.

Foto: Anupam Nath/AP

O comissário da polícia, Hiren Nath, disse que cinco manifestantes ficaram feridos em uma briga depois que os oficiais utilizaram gás lacrimogêneo para afastá-los. Segundo o The Guardian, as autoridades planejam demolir cerca de mil cabanas de bambu e estanho.

A ministra estadual da floresta, Pramila Brahma, afirmou que a área era um habitat de elefantes e que os assentamentos não autorizados obrigavam os animais a sair para procurar alimentos. Houve incidentes em que os elefantes destruíram plantações nas aldeias.

Nath argumentou que a ação policial seguiu uma ordem judicial para limpar a floresta de invasores ilegais. Os residentes disseram que compraram a terra antes de descobrirem que ela pertencia a uma área protegida.

Foto: Anupam Nath/AP

O despejo tem sido realizado por guardas-florestais e a polícia oferece proteção contra possíveis ataques de moradores. Segundo uma pesquisa do departamento florestal de 2014, aproximadamente seis mil pessoas construíram casas dentro do santuário em 24 lugares.

Ativistas protestam contra o uso dos animais para demolir estruturas, já que isso é abusivo e contrário a seus instintos naturais. A crueldade pode provocar sérios danos e os elefantes têm sido utilizados porque podem chegar a alguns assentamentos com mais facilidade do que as escavadeiras.

As pessoas que vivem dentro dos santuários argumentam que deveriam receber casas alternativas antes que seus lares sejam demolidos. Duas pessoas foram mortas e 17 feridas, incluindo 15 policiais, quando os manifestantes entraram em confronto com as autoridades durante uma campanha de demolição no Kaziranga National Park, em Setembro de 2016.

Você viu?

Ir para o topo