EnglishEspañolPortuguês

Nota Fiscal Animal: como doar

25 de novembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Desde 2013, com a regulação da Lei da Nota Fiscal Animal, de autoria do Deputado Feliciano Filho, entidades de proteção animal já estavam incluídas no rol de entidades habilitadas a receberem créditos da Nota Fiscal Paulista (NFP). Mas, no início deste ano, o Governo do Estado de SP lançou um aplicativo para estimular ainda mais a doação voluntária. Com este app em seu telefone, você doa diretamente suas notas fiscais, de maneira individual e segura, podendo beneficiar sua ong preferida, sem colocar a mão no bolso. E com uma novidade: Desde o dia 22 de novembro, você já pode selecionar uma entidade para receber automaticamente os créditos de todas as compras que você fizer, sem que seja preciso digitar nada – bastará apenas dar seu CPF no caixa.

Passo a passo

O primeiro passo é instalar o aplicativo. Basta buscar no Google Play ou Apple Store por “Nota Fiscal Paulista”. É grátis, você baixa e instala. A seguir, abra o aplicativo e digite seu CPF e a mesma senha que usa para acessar o site da NFP. Caso nunca tenha se cadastrado, você pode fazê-lo aqui.

Uma vez conectado, o app é muito simples. A tela PRINCIPAL oferece links para seu saldo (em créditos gerados pelas notas já cadastradas e ainda não retirados), para doações e seu “cartão NFP”, que é apenas uma confirmação de sua identidade. Em destaque aparece seu “último pedido de doação”, que deve estar em branco se você ainda não doou.

Ao lado desta tela, está a aba DOAÇÕES. Clicando nela, estarão cadastradas todas as entidades às quais você já doou e o valor. A última doação feita estará lá na tela PRINCIPAL para facilitar uma nova doação à mesma entidade.

Finalmente, na aba EXTRATO, consta seu crédito disponível e todos os créditos já liberados e utilizados em semestres passados.

Como doar

Na aba DOAÇÕES, toque no botão com o sinal de + para realizar uma nova doação (foto). Pode-se escolher digitar os dados de uma nota fiscal ou escanear seu QR code. Selecione “Digitar Nota Fiscal” e imediatamente abrirá uma tela para que sejam inseridos os dados e, abaixo, a orientação “Selecione uma entidade”. Clicando ali, você pode digitar o nome, se souber, ou fazer uma busca por área de atuação ou CNPJ. Selecionando área, surge uma lista com todo tipo de entidade cadastrada – e a terceira opção é justamente Defesa e Proteção Animal, com todas as ongs aptas a receberem sua Nota Fiscal Animal, graças à Lei de Feliciano Filho.

Com isso, sua doação fica registrada no aplicativo e os créditos, quando liberados, já irão direto à entidade, sem necessidade do envio de notas ou depósito em urnas. A entidade também não terá nenhum trabalho: receberá direto em sua conta o valor liberado. Além disso, tanto o doador quanto a entidade concorrerão aos prêmios da NFP. Em futuras doações, basta selecionar a mesma entidade ou escolher outra e fazer o mesmo procedimento. Desde o dia 22 de novembro, você já pode selecionar uma entidade para receber automaticamente os créditos de todas as compras que você fizer, sem que seja preciso digitar nada – bastará apenas dar seu CPF no caixa.

Ou seja, tudo muito mais simples! Até dezembro, as entidades ainda poderão receber notas sem CPF, da forma como era feito antes, tendo de colocar urnas, recolhê-las e digitar nota por nota depois. Mas, também a partir de 2018, a única forma de doar será via aplicativo. Então é bom já ir testando a nova tecnologia, certo? Nossos amiguinhos peludos agradecem.

Fonte: Feliciano Filho

Você viu?

Ir para o topo