Lei estadual cria o Dia dos Protetores de Animais na Paraíba


O Dia dos Protetores de Animais foi criado na Paraíba após sanção da Lei Estadual nº 11.024, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT). A data será comemorada, anualmente, no dia 04 de outubro, quando também é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.

Dia dos Protetores de Animais é criado na Paraíba (Foto: Divulgação)

“Os protetores de animais exercem papel fundamental, contribuindo para a formação de uma população mais atuante, respeitosa, consciente de seu papel como agente de proteção, responsável e solidária, além de cobrar do Poder Público, ações necessárias para defesa do bem-estar desses seres indefesos”, afirmou o parlamentar ao justificar a necessidade da homenagem.

Para o deputado, a maior dificuldade enfrentada pelos protetores é a falta de apoio tanto da sociedade quanto do poder público. “Para cuidar de um animal que vive em situação de abandono e risco é necessário, além de boa vontade e amor, espaço físico, tempo, recurso financeiro, entre outras atribuições. São os protetores, individualmente, em grupos, ou em ONGs, que se sensibilizam com a situação dos animais abandonados, ou vítimas da violência e da omissão do poder público e da população”, destacou.

Frei Anastácio lembra ainda que os protetores trabalham de forma voluntária, sem qualquer interesse econômico.

O parlamentar Frei Anastácio é o autor da lei estadual que homenageia os protetores (Foto: Divulgação)

“Essa lei é uma homenagem a todos que também dedicam tempo precioso de suas vidas na luta contra maus-tratos e abandono. É uma data que servirá, especialmente, para homenagear as pessoas que amam os animais e, ao mesmo tempo, alertar a sociedade sobre toda essa problemática que envolve os animais”, afirmou Anastácio.

O parlamentar, que apresentou diversos projetos de lei em prol dos animais, é autor da proposta que visa criar o Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e também o Conselho Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, segundo informações divulgadas pelo portal Paraíba.

“Entendo que a cada dia cresce a necessidade de se conscientizar a sociedade e chamar a atenção do Poder Público sobre a importância e a urgência de proteção e zelo ao meio ambiente e de todos os seres que o compõem, entre estes, os animais. Para mim, os animais têm direito à vida e ao respeito. Mas, infelizmente muitos projetos que apresentamos na Assembleia são aprovados pela maioria dos deputados, mas não são sancionados pelo Poder Executivo”, lamentou.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

INDÚSTRIA CRUEL

ECONOMIA

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

ACIDENTE

CRUELDADE

TECNOLOGIA

DESUMANIDADE

ACOLHIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>