EnglishEspañolPortuguês

Telhados verdes ajudam no controle das mudanças climáticas

20 de novembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Isso significa entre 11 e 40% dos edifícios da cidade de Sevilha, na Espanha.

Telhado verde
Foto: University of Seville

No projeto, publicado no Building and Environment, eles usaram imagens de satélite para saber a diferença entre o índice da vegetação (NDVI) e da temperatura do solo. Como foi observada uma relação inversa  entre os valores, foi possível determinar a área adicional de vegetação necessária (no caso, de telhados verdes) para diminuir a temperatura em diferentes modelos de mudanças climáticas para Sevilha.

“Para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, podemos falar sobre dois tipos de opções: atacá-lo em sua origem, eliminando ou reduzindo os fatores humanos que contribuem (como redução de emissões, controle de poluição etc.) ou desenvolvendo estratégias que possibilitam reduzir os seus efeitos, como o aumento das áreas verdes nas cidades, utilizando, por exemplo, o topo dos edifícios como telhados verdes”, declarou o pesquisador da Seville University Luis Pérez Urrestarazu.

A instalação desses jardins possibilitaria um melhor isolamento para os edifícios, o que significaria uma economia de energia para os seus proprietários. Além disso, caso exista uma quantidade suficiente de telhados verdes, ocorreria uma melhoria das condições ambientais, contribuindo para a queda da poluição e para o controle de temperaturas mais elevadas, reportou o Science Daily.

“Para combater as mudanças climáticas, esta é sem dúvida uma estratégia necessária a nível global. Porém, podem ser estabelecidas medidas locais que ajudem esta estratégia global e que podem ajudar a diminuir os efeitos locais que podem ser produzidas na própria cidade”, observou Pérez.

Você viu?

Ir para o topo