EnglishEspañolPortuguês

Milhares de cães são traficados em condições deploráveis para as vendas de Natal

20 de novembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Em três operações secretas, a organização Dogs Trust resgatou 100 cãezinhos em apenas uma semana nos portos Folkestone e Dover.

Foto: Dogs Trust

Porém, a maior instituição de proteção animal do Reino Unido disse que isso é “apenas a ponta do iceberg” e receia que as pessoas procurem um filhote com um custo baixo e alimentem a crueldade desse comércio.

Os cães foram encontrados em condições chocantes e com graves problemas de saúde. A Dogs Trust descobriu sete filhotes com feridas infectadas depois que suas orelhas e rabos foram cortados, aparentemente com tesoura e vodka.

Segundo os ativistas, a alta demanda por raças que estão “na moda”, como buldogues franceses, buldogues ingleses, chow chows e dachshunds contribui para o comércio terrível, que pode gerar um lucro de dezenas de milhares de libras para os exploradores dos animais.

Filhote com infecção na pele
Filhote com infecção na pele/ Foto: Dogs Trust

A diretora-veterinária da organização, Paula Boyden, afirmou: “Comprar um filhote de cachorro importado pode custar às famílias bem-intencionadas, mas desavisadas, milhares de libras em contas de quarentena e com veterinário e um peso emocional para a família se o cachorro ficar doente, ou pior, falecer. Ainda ficamos impressionados com até onde esses criadores e revendedores enganadores vão”.

O grupo conseguiu realocar 582 cachorros traficados entre Dezembro de 2015 e 18 de Outubro de 2017. Cerca de 40 cachorros resgatados morreram em decorrência das condições precárias que sofreram durante a viagem para o Reino Unido. De acordo com a BBC, em 2016, as autoridades encontraram 688 cães vítimas do comércio, mais do que o triplo do número registrado em 2014.

Em 2011, o número de cães que entraram no Reino Unido para serem criados como animais domésticos foi de 85.299 e ele continuou subindo.  Em 2016, foram 275.876 cães.

Os filhotes frequentemente ficam doentes e são abusados/ Foto: Dogs Trust

Entre 2011 e 2013, o número de cães enviados ao Reino Unido da Europa Central e Oriental teve um grande aumento e ocorreu um crescimento 780% dos originários da Lituânia e um aumento de 663% daqueles provenientes da Hungria.

Keith Taylor, porta-voz do Partido Verde e membro do Animal Welfare Intergroup do Parlamento Europeu, disse que esse comércio é “terrível e condenável”.

“Com mais de 100 mil cães em centros de resgate em todo o Reino Unido que procuram um lar, é extremamente perturbador observar a demanda por filhotes abastecendo uma empresa criminosa tão bárbara. O tráfico e o comércio de cãezinhos são grandes negócios e os negociantes enriquecem enquanto deixam uma trilha de cães mortos e famílias devastadas”, declarou.

Algumas pessoas utilizaram o Twitter para expressar sua indignação com a prática.

Você viu?

Ir para o topo