EnglishEspañolPortuguês

Baleia morta encalha na praia de Ipanema, no Rio

16 de novembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia foi encontrada morta na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao encalhar na areia, ela já apresentava sinais de decomposição.

A baleia morta encalhou na praia de Ipanema (Foto: Bruno Albernaz/ G1)

“Está em um estado de decomposição bem avançado. Pelo estado, sem pele, inchada, pode ser que esteja morta há cerca de uma semana ou mais”, destacou o biólogo da UERJ e integrante projeto de monitoramento de praias, Rafael Carvalho.

O objetivo dos especialistas é colocar o corpo da baleia, que foi encontrado separado da mandíbula, em um caminhão, com uso de um guindaste. A baleia pesa aproximadamente 30 toneladas e tem de 13 a 15 metros de comprimento.

A mandíbula foi retirada do local por homens do Grupamento Especial de Praias.

A mandíbula da baleia foi encontrada separada do corpo (Foto: Bruno Albernaz/ G1)

A advogada Lorena Cavalcante Lopes, de 31 anos, se incomodou com a forma como agiram os banhistas. “Fico muito incomodada que as pessoas ficam mais preocupadas em tirar foto, com ela já morta, do que respeitar o animal”, disse ela em entrevista ao G1.

Davi Oliveira Carvalho, de oito anos, se entristeceu ao ver a baleia morta. “É muito triste. Ela tem que ficar no fundo para poder nadar. Nunca vi baleia de perto. Nunca vi uma baleia se mexer”, lamentou.

Você viu?

Ir para o topo