Serviço que investiga doenças e causa morte de animais chega a Americana (SP)


A cidade de Americana, no interior de São Paulo, conta agora com uma espécie de Instituto Médico Legal (IML) para animais. Trata-se do CS Vet, que inaugurou recentemente oferecendo serviço de necrópsia, patologia e imunologia animal, o que é inédito no município.

O IML animal também identifica doenças como o câncer por meio da análise de amostras (Foto: Divulgação)

Os sócios Adriana de Siqueira e Atílio Calefi pretendem oferecer apoio à Prefeitura e também aos protetores de animais na examinação dos corpos. Além disso, o serviço atenderá também animais que vivem em propriedades rurais e os silvestres. Identificação da causa mortis em caso de crimes ambientais também será feita.

Adriana fez parte da equipe de necrópsia responsável por investigar a causa da morte dos 37 animais, entre cães e gatos, covardemente assassinados por Dalva Lina da Silva, que ficou conhecida como “a matadora de animais”. Ela foi condenada a 12 anos de detenção. Atílio também têm experiência na área, tanto ele, quanto Adriana, têm, inclusive, especializações pela Universidade de São Paulo (USP).

Adriana de Siqueira e Atílio Calefi, sócios na CS Vet (Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal)

“Sabemos que aqui em Americana também existem muitos casos de maus-tratos contra animais, principalmente por envenenamento de chumbinho, por exemplo. Há outras Dalvas por aí”, comentou Adriana. “Nós periciamos tudo o que pode ajudar na investigação policial. Já atendemos diversos casos, como mortes de animais por vingança, em casos de separação de casais e brigas em família, por exemplo”, contou ao Liberal.

Análise de amostras enviadas por médicos veterinários de toda a região para identificar doenças como o câncer também são analisados pelo CS Vet. “O que é importante é conter doenças e identificar a fonte de contaminação”, explicou Atílio.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA

RECOMEÇO

FINAL FELIZ

RECIFE (PE)

RECOMEÇO

CONSCIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>