Vídeo: onça-pintada negra é amarrada e ameaçada de morte por fazendeiros


Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais mostra uma onça-pintada negra que sofreu abusos por parte de fazendeiros. Caída ao chão, presa pelo pescoço e pelas pernas, a onça é constantemente provocada por um homem. O ato covarde causa estresse na onça, que ruge e se debate tentando se soltar das cordas que o prendem. O fazendeiro ameaça ainda matar a onça. O caso teria acontecido no interior do estado do Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará.

A onça foi amarrada e constantemente provocada por um fazendeiro (Foto: Reprodução / YouTube)

O motivo para a crueldade imposta à onça-pintada negra seria um suposto episódio em que ela teria matado bezerros. Os fazendeiros, em demonstração clara de insensibilidade, desconsideram que se a onça matou algum animal, o fez por estar com fome. E, portanto, não deve, enquanto animal irracional, ser punida por ter se alimentado.

O fazendeiro conta, em um áudio que tem sido compartilhado com o vídeo, segundo informações divulgadas pelo portal Olhar Direto, que viu a onça tentando matar os bezerros e que, por essa razão, com um laço, ele a amarrou.

No vídeo, o homem diz que irá matar a onça e completa: “diz que coro de onça bala não fura, quero ver se não fura”.

A onça-pintada preta é considerada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como uma espécie rara. Na lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade (ICMBio), ela consta na categoria vulnerável.

Segundo o Batalhão da Polícia Ambiental dos estados de Mato Grosso e Pará, nenhum registro envolvendo onça-pintada negra foi feito até o momento.

Veja o vídeo abaixo:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CHINA

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO

COMPAIXÃO

VIOLÊNCIA

PESQUISA

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>