EnglishEspañolPortuguês

Cães são cruelmente maltratados e mortos pela indústria de trenós

4 de novembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
canil de cães treinados para corridas de trenós denunciado pela PETA
Visão de um dos canis de Dallas Seavey onde foram obtidas as imagens da denúncia (Foto: PETA)

Um denunciante forneceu fotografias e filmagens em vídeo perturbadoras, que revelam cães machucados, doentes e à beira da morte. O material foi obtido em um canil pertencente a Dallas Seavey, quatro vezes campeão da Corrida de Trenós de Iditarod, e recentemente ligado a um escândalo de doping de cachorros.

Segundo a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), as informações são de que o canil permitiu que cães severamente machucados sofressem, às vezes até a morte, sem cuidados veterinários. O denunciante também alegou ter encontrado uma ninhada de sete filhotes recém-nascidos mortos no local.

Ninhada que foi encontrada morta no canil de corridas de trenós
Ninhada que foi encontrada morta no canil (Foto: PETA)

Outros cães sofriam de diarreia com sangue, vômito, feridas diversas e mordidas, assim como apresentavam orelhas rasgadas. Os funcionários do canil pegavam os animais pelos seus pescoços e os jogavam como punição por brigas ou não obedecerem a comandos.

Além disso, ficarem largados em baias encharcadas pela chuva e neve era a rotina durante semanas. Até mesmo animais que foram gravemente lesionados durante corridas eram negligenciados, caso de um dos cães que teve uma perna amputada e foi preso a correntes, apresentando grandes dificuldades de locomoção.

Após encaminhar as evidências de crueldade para a polícia local, a PETA foi informada de que foram enviados oficiais para inspecionar ambas as propriedades de Seavey.

cão utilizado em corridas de trenós com ferida aberta
Cão com ferida aberta e infeccionada (Foto: PETA)

Mas exploração e sofrimento não são exceção na indústria de trenós.  Na semana passada, uma experiente musher – nome dado a pessoa puxada pelos cães no trenó – revelou que alguns treinadores tem assassinado centenas de cães por eles serem considerados lentos ou não adequados para as corridas. Segundo ela, é prática comum que ocorre há décadas.

Nota da Redação: Animais não podem ser considerados atletas, não tem a ambição de ganhar prêmios por sua performance. Nesta e em qualquer outra indústria que explora seres sencientes, existe a ideia de que o valor de uma vida é proporcional ao retorno financeiro que ela traz. Uma vez que não atingem os parâmetros abusivos impostos, são descartados cruelmente. O boicote a esses eventos é a melhor forma de proteger os animais.

Você viu?

Ir para o topo