EnglishEspañolPortuguês

Quase dois terços dos ecossistemas terrestres da Índia são vulneráveis à seca

1 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

O documento de Ashutosh Sharma e Manish Kumar Goyal, do Indian Institute of Technology, Guwahati, foi publicado no jornal internacional Wiley: Global Change Biology. Ele mostra a resposta dos ecossistemas em diferentes regiões da Índia a distúrbios hidroclimáticos como a seca.

Seca na Índia
Foto: Reuters

Para o estudo, os pesquisadores compararam a resposta da produtividade primária líquida terrestre (NPP) a distúrbios hidroclimáticos na Índia em diferentes escalas (nas bacias dos rios, em coberturas terrestres e nos tipos de clima) para examinar a resiliência dos ecossistemas a condições adversas.

A NPP é definida como a quantidade líquida de carbono assimilada pela planta e considera a fotossíntese e a respiração, informou o Live Mint.

O estudo observou que pesquisas recentes indicaram que existe uma tendência crescente em distúrbios hidroclimáticos como a seca, que devem ser mais frequentes e intensos devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

“Sob os cenários da crescente tendência na gravidade e frequência da seca nas últimas décadas e futuras previsões nas chuvas relacionadas com a monção no país, os ecossistemas na Índia enfrentarão muitos distúrbios hidroclimáticos como a seca “, afirmou o estudo.

“Apenas seis de 22 bacias hidrográficas foram resilientes a distúrbios climáticos no período do estudo, incluindo a bacia de Indus e Brahmaputra, o que destaca a necessidade de adotar medidas de adaptação suficientes para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas”, declarou Goyal à Mint.

Ele enfatizou que esta foi a primeira vez em que o mapa de resiliência dos ecossistemas da Índia, a partir do período entre os anos 2000 e 2014, foi preparado com informações de satélite de detecção de alta resolução para todas as bacias hidrográficas.

Você viu?

Ir para o topo