EnglishEspañolPortuguês

Prefeito de Copenhagen quer proibir carros movidos a diesel

16 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

“Não é um direito humano poluir o ar para os outros. É por esse motivo que os carros a diesel devem ser eliminados”, disse Frank Jensen, ao jornal dinamarquês Politiken.

Carro a diesel
Foto: Telegraph

 

O prefeito observou que a proibição potencial é “controversa”, mas sentiu que era necessário melhorar a qualidade do ar da cidade.

Cerca de 80 pessoas, principalmente mais velhas ou debilitadas, morrem prematuramente na capital dinamarquesa a cada ano devido à poluição atmosférica da região, incluindo os óxidos nitrosos do trânsito.

O plano do prefeito refere-se a todos os carros a diesel registados após 1 de Janeiro de 2019. As pessoas que já tinham carros a diesel ainda poderão circular na cidade, segundo o Ecowatch.

A iniciativa ocorre depois que um número crescente de países anunciou propostas para proibir o mecanismo de combustão interna tradicional, incluindo a China, o Reino Unido, a Noruega, a Alemanha, a Índia e a França.

O automóvel está em declínio na famosa cidade favorável às bicicletas. Em Novembro, o número de bicicletas superou os carros pela primeira vez, quando 265 700 bicicletas entraram no centro da cidade em um período de 24 horas em comparação a 252.600 carros.

Copenhaguen tem tido sucesso em seu ambicioso objetivo de tornar-se neutra em carbono até 2025, segundo a CBS This Morning. Isso significa que a capital visa produzir tanta energia quanto consome.

Em Dezembro, o prefeito anunciou planos para retirar o carvão, o petróleo e o gás do fundo de investimentos de US$ 1,1 bilhão.

Você viu?

Ir para o topo