EnglishEspañolPortuguês

Incêndio criminoso coloca em risco animais silvestres da Chapada dos Veadeiros

24 de outubro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Um incêndio criminoso de grandes proporções atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), desde a última terça-feira (17). Apesar das tentativas de contenção do fogo, as chamas tem se alastrado e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dos 240 mil hectares do parque, 35 mil já foram destruídos – um percentual de quase 15% de toda a extensão territorial do local. O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

O incêndio já atingiu quase 15% de toda extensão territorial do parque (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)

Animais silvestres que vivem no local correm riscos. Além de perder o habitat em que vivem, muitos deles foram encontrados feridos e há também a possibilidade de serem atropelados ao tentarem fugir do fogo. Grupos de voluntários que tem atuado contra o incêndio alertam os motoristas em relação ao tráfego nas rodovias, pedindo que fiquem atentos e sejam cautelosos, prevenindo assim acidentes envolvendo animais silvestres.

Filhote de tamanduá foi resgatado (Foto: Divulgação)

Integrantes do ICMBio, do Grupo Ambientalista do Torto (GAT), o Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Prevfogo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Prefeitura de Alto Paraíso estão envolvidos na força-tarefa organizada para agir contra o incêndio. Moradores das cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante também estão participando da ação, que conta também com o apoio dos grupos Savana e Rede Contra o Fogo, ambos envolvidos, inclusive, na arrecadação de recursos, que vão desde alimentos, combustível e materiais de combate para suprir as necessidades básicas dos brigadistas do ICMBio e Ibama, até doações em dinheiro que podem ser feitas pelo Catarse, site de financiamento coletivo.

Animais fogem do incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

O coordenador do Núcleo de Operações de Combate a Incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo, afirmou ao G1 que todos os incêndios são criminosos. “Pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente”, diz Araújo.

De acordo com informações da Rede Contra o Fogo, foram disponibilizados quatro aviões e dois helicópteros na tentativa de impedir que o fogo continue se alastrando. O grupo solicita auxílio de voluntários no local que tenham experiência no combate a incêndios e veterinários que se prontifiquem a atender os animais silvestres feridos, além de voluntários para produção e edição de vídeos. O contato para esclarecimentos pode ser feito pelas redes sociais.

As prefeituras das cidades de Alto Paraíso e Cavalcante, no noroeste goiano, decretaram situação de emergência.

Animais com ferimentos causados pelo incêndio foram encontrados (Foto: Divulgação)

Contatos específicos para cada segmento de ajuda:

Doação relacionada à veterinária: 61 8366-6997.

Doação de alimentos e voluntariado na
cozinha: 61 9 8395-598 ou 62 9931-9755.

Voluntários de combate e transporte: 62 9999-3744 ou 62 9612-6812.

Voluntariado referente aos animais: 11 9 9609-0639.

Motoristas que tenham carro 4×4 para ajudar na varredura das áreas queimadas: 61 9 9908-7158.

Itens a serem doados em Brasília:

Soro fisiológico e ringer
Pomadas com antibiótico e analgésicos
Diazepan
Quetamina
Cateter 24 e 22
Equipo de soro
Gaze (item com necessidade em alta quantidade)
Seringas e agulhas
Agulhas 25×7, 40×13 e 20×40
Lençóis para cobrir as gaiolas e transportar animais
Gaiolas
Alimentos para voluntários
Equipamentos de combate ao incêndio

Local de entrega: Portaria do Zoológico de Brasília
Horário: 8h às 17h

Contatos: Fernanda 61 982717029
Ingrid 61 983666997 / 62 996795670

Você viu?

Ir para o topo