EnglishEspañolPortuguês

Cavalos explorados pelo comércio de animais enfrentam deformidades e lutam para sobreviver

18 de outubro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Práticas extremas de reprodução já fizeram com que animais como buldogues franceses e pugs lutassem para respirar quando seus rostos ficaram achatados com o decorrer do tempo para atender às demandas humanas.

Desenho animado de cavalo
Foto: DISNEY

Os veterinários acreditam que a prática cruel e preocupante agora está acontecendo com cavalos depois que um fazendeiro norte-americano anunciou a venda de um Colt árabe com um estranho perfil côncavo.

Ele descreveu o cavalo como um passo em direção à “perfeição”, mas especialistas ressaltaram que o animal pode ter dificuldade para respirar e se exercitar com um nariz tão achatado.

O especialista em equinos do Reino Unido Tim Greet, do Rossdales Veterinary Service, em Newmarket, disse que, embora os árabes fossem conhecidos por suas características “côncavas”, o novo potro “leva as coisas para um nível ridículo”. Segundo ele, a deformidade pode ser ainda pior para um cavalo do que para um cão.

“Os cães podem respirar pela boca como os homens, mas os cavalos só podem respirar pelo nariz. Suspeito que o exercício seria definitivamente restrito para este cavalo”, disse à revista Veterinary Record.

O potro de nove meses, chamado El Rey Magnum, foi criado pela Orrion Farms, uma fazenda árabe especializada em Ellensburg, Washington (EUA).

Desde o lançamento de um vídeo promocional no início deste mês com o título “Você não acreditará em seus olhos”, a fazenda foi procurada por interessados de todo o mundo, incluindo do Reino Unido.

Cavalo criado em fazenda
Foto: Orrion Farms

De acordo com o Telegraph, a reação pública tem sido polarizada e algumas pessoas comentaram que o cavalo parece bonito, enquanto outras ficaram chocadas.

Comentando as imagens, Adele Waters, editora do Veterinary Record, afirmou: “Meus primeiros pensamentos foram ‘esse é o trabalho da computação gráfica? Muitos veterinários especializados em cavalos tiveram uma reação parecida. Porém, a realidade é que este é um cavalo verdadeiro e foi criado para atender às demandas de um mercado particular que gosta de uma aparência particular. Onde isso irá acabar? É realmente tão ruim para um cavalo parecer um cavalo e não um personagem de desenho animado?”

Jonathan Pycock, especialista em reprodução de cavalos  e presidente da British Equine Veterinary Association (BEVA), disse que o cavalo representava uma variação radical no que era normal.

Ele alertou que o formato da cabeça com um nariz fundo não possui nenhum propósito funcional e pode causar problemas de respiração.

Madeleine Campbell, especialista em reprodução equina e em bem-estar e ética animal e diretora da Equine Ethics Consultancy, adicionou: “Ainda que seja obviamente impossível comentar sobre um animal individual baseado apenas em evidências fotográficas, como princípio geral, qualquer tendência para a criação de formas extremas que possam afetar adversamente a função normal deve ser condenada”.

“Isso se aplicaria igualmente ao formato da cabeça que poderia comprometer a capacidade de respirar ou se alimentar normalmente ou, por exemplo, levar a extremos de tamanho que possam comprometer a capacidade de dar à luz normalmente”, concluiu.

Você viu?

Ir para o topo