EnglishEspañolPortuguês

Perus vivos são jogados de avião durante festival nos EUA

31 de outubro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Por mais de 50 anos tem sido uma tradição no festival anual Yellville Turkey Trot, no estado do Arkansas (EUA), que um avião pilotado por alguém apenas conhecido como o “Phantom Pilot” (Piloto-Fantasma) voe cerca de 300 metros sobre a multidão e atire perus vivos lá de cima. Os frequentadores do festival tentam pegar os perus — para os que sobrevivem e ainda podem andar, acaba aí.

Graças às queixas da PETA e de outros assustados por esta cruel prática, os patrocinadores do festival pararam de jogar os perus lá do alto. Nenhuma ave viva foi lançada de aviões nas edições do festival de 2012 a 2014. As pessoas que não queriam que os perus sofressem estavam satisfeitas por essa cruel tradição ter finalmente chegado ao fim.

Mas será que chegou mesmo? Mais uma vez, os perus vivos foram atirados de um avião no festival do ano passado, e novamente no festival deste ano, realizado no início deste mês.

Avião joga peru vivo do céu
Foto: Reprodução Twitter

Os membros da PETA estavam presentes este ano para salvar algumas das aves feridas.

“Nós resgatamos quatro perus — um que estava com as pernas amarradas e foi jogado no concreto onde ele deitou ofegante enquanto espectadores caminhavam sobre ele, e outra que estava sangrando no pescoço e pernas”, disse Gemma Vaughan, uma trabalhadora da PETA em casos de crueldade animal, ao site Arkansas Online.

Rosie Hilliard, uma ativista local, apresentou uma queixa formal ao escritório do xerife de Yellville, alegando que o piloto aterrorizava os pássaros e violava as leis estatais de crueldade animal.

E agora, pela primeira vez, a Associated Press informa que a Administração Federal de Aviação (FAA) está investigando a queda de perus para ver se ela quebrou leis — mas não em relação à crueldade animal, uma vez que não é a jurisdição da agência.

A razão pela qual a FAA não esteve envolvida no passado é porque os perus não são considerados projéteis. Os objetos podem ser legalmente descartados dos aviões, desde que não firam pessoas ou prejudiquem a propriedade no chão. “Os regulamentos da FAA não tratam especificamente de deixar animais vivos fora dos aviões, por isso não temos autoridade para proibir a prática”, disse a porta-voz da FAA Lynn Lunsford ao Arkansas Online.

No entanto, ele acrescentou: “Isso não significa que nós a incentivamos”.

Como muitos habitantes locais que participam do festival Yellville, Dana Woods, que foi o Phantom Pilot há 15 anos, não vê nada de errado com o que ele fez. “Todas essas pessoas ‘amantes de pássaros’ têm prioridades erradas”, disse ele ao Arkansas Online. “Os perus podem voar”, disse ele. “Eles podem espalhar as asas e deslizarem para o chão.”

No ano passado, Woods deixou cair uma dúzia de perus de seu avião. Dois foram mortos no impacto.

É verdade que os perus selvagens podem voar, mas geralmente é “da copa das árvores à copa das árvores, a uma altitude de menos de 30 metros”, informa o Arkansas Online. “Woods disse no ano passado que os perus foram liberados a uma altitude de 183 a 213 metros sobre o riacho.”

“Essa altitude sozinha seria suficiente para assustar os perus”, disse ao Arkansas Online Yvonne Vizzier Thaxton, professora de Ciência da Avicultura da Universidade do Arkansas. A especialista disse que a queda de perus era um “ato horrível de abuso”.

É hora de o Phantom Pilot parar de comparecer ao Yellville Turkey Trot para cometer esse horrível ato. Junte-se a mais de 90 mil outros que assinaram e compartilharam esta petição da Care2, dizendo ao xerife Clinton Evans, do Condado de Marion, que deixe de permitir que os perus sejam jogados de um avião.

Você viu?

Ir para o topo