Especialista forense desenvolve kit para identificar caçadores de marfim


Mark Moseley, que trabalha em cenas criminais, desenvolveu o kit em seu tempo livre depois de ser desafiado por suas duas filhas a encontrar uma maneira de salvar elefantes. O kit permite que as impressões digitais possam ser obtidas por meio do marfim até 28 dias depois da manipulação.

Foto: Reprodução, Standard

Isso é muito mais do que o período de dois a três dias que era possível anteriormente e facilita a identificação de caçadores, traficantes e outros envolvidos nas vendas de marfim.

O kit, que o Sr. Moseley desenvolveu com a ajuda de Leon Barron, do King’s College de Londres (Inglaterra), tem sido usado no Quênia e em outros pontos do tráfico de marfim.

Oficiais usam kit
Foto: Reprodução, Standard

Oficiais dizem que o material está fazendo uma grande diferença para ajudar a identificar os infratores. Em reconhecimento aos seus esforços, Moseley receberá um prêmio especial do Fund for Animal Welfare em um evento na House of Lords, segundo o Evening Standard.

Moseley, que faz parte da equipe de imagens forenses e de impressões digitais do Met, disse que estava orgulhoso de receber o prêmio.

“Esta pesquisa não teve apenas um impacto positivo nas investigações criminais, mas permitiu que pessoas em todo o mundo tenham uma ferramenta forense adicional na tentativa de ajudar a salvar os animais alvo do marfim”.

Philip Mansbridge, diretor britânico da organização, disse: “A dedicação de Mark ao desenvolvimento desse kit de marfim é um ótimo exemplo da proteção animal em ação”.

É difícil obter impressões digitais no marfim devido à porosidade. Isso significava que os pós anteriores só poderiam funcionar por dois ou três dias.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>