EnglishEspañolPortuguês

Florestas tropicais absorvem pouco dióxido de carbono e aceleram aquecimento global

20 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

As árvores são conhecidas por absorver dióxido de carbono e produzir oxigênio.

Porém, uma pesquisa do Nasa’s Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia (EUA), descobriu que pouco dióxido de carbono tem  sido absorvido pelas maiores florestas tropicais da Terra, o que está provocando suas mortes.

Foto: Getty

 

Conforme as árvores florestais morrem, elas apodrecem e liberam grandes quantidades de dióxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global.

Se o número de árvores mortas aumenta, mais dióxido é produzido, resultando na morte de mais árvores, em uma espiral negativa para o planeta.

Segundo o Express, um dos principais fatores que contribuíram para isso foi um aumento na força do El Niño nas últimas décadas.

A autora principal do estudo, Junjie Liu, disse que o maior dano ocorre nas florestas da América do Sul, da África e da Indonésia, que foram responsáveis pelo maior pico de dióxido de carbono registrado.

“Estas três regiões tropicais liberaram 2,5 gigatons [um gigaton significa um bilhão de toneladas] a mais de carbono na atmosfera do que em 2011”, apontou.

A cientista do projeto, Annmarie Eldering, da JPL, acrescentou que o estudo possibilitará que eles abordem o aquecimento global produzido pela natureza.

“Compreender como o ciclo do carbono nessas regiões respondeu ao El Nino permitirá que os cientistas melhorem os modelos do ciclo do carbono, o que deve resultar em uma melhor previsão de como nosso planeta pode responder a condições similares no futuro”, afirmou.

Você viu?

Ir para o topo