EnglishEspañolPortuguês

Trabalhar infiltrada em uma fazenda industrial me deixou traumatizada

19 de outubro de 2017
5 min. de leitura
A-
A+

Por Elizabeth Pachaud *

Ela estava esparramada em seu caixote, seu focinho descansando em um monte de alimentos estragados e parou de comer.

Travis Chantar
Foto: Travis Chantar/iStock/Lily illustration

Os trabalhadores haviam pintado com spray um “X” vermelho nas suas costas para indicar que seria morta. Eventualmente, todas as porcas mães que não conseguiam mais dar à luz receberam essa designação.

Eu sabia que as coisas nunca seriam melhores para ela. Ela não conheceu nada exceto dor e sofrimento por toda a vida e pelo olhar de resignação em seus olhos, eu podia dizer que ela havia desistido. Ao longo de uma semana, quando tinha certeza de que estava sozinha, eu parava em sua gaiola, sentava-se ao seu lado e silenciosamente conversava com ela – um risco que eu quase nunca corria.

Eu não poderia estragar meu disfarce como uma investigadora secreta da Mercy For Animals. Porém, senti que, se eu pudesse lhe transmitir um pouco de calor em uma vida privada de compaixão, isso tinha que contar para algo.

Poucos dias depois, ela se foi. Os trabalhadores lhe enviaram para o matadouro e tudo o que restava era o pequeno monte de alimento ainda intocado.

Meu trabalho era documentar as condições dentro de uma das maiores fazendas industriais de porcos do país, a Iowa Select. A filmagem que consegui com uma câmera escondida seria usada para alertar o público, funcionários do governo e varejistas de alimentos para o que realmente ocorria com os animais nas fazendas industriais.

Vegana desde os 21 anos de idade, eu estava apenas com 20 e poucos anos quando decidi fazer mais, tornando-me uma investigadora secreta da Mercy For Animals. Nos meus meses de treino para o trabalho árduo fisicamente e emocionalmente, meu maior medo era que eu de alguma forma estragasse o disfarce. Eu pratiquei minha cara de blefe, assistindo a imagens gráficas de animais sendo assassinados e torturados até que eu pudesse treinar para não reagir. Claro, nada poderia ter me preparado para o que era realmente trabalhar em uma fábrica industrial.

Meu dia começava com uma tarefa chamada “empurrar” – assustar os leitões recém-nascidos para fora do caixote e nos corredores para que eles pudessem ficar permanentemente separados de suas mães, que gritavam para seus recém-nascidos. Era um som horrível.

Em seguida, eu verificava os leitões que nasceram durante a noite para ver quem tinha sobrevivido e quais mães porcas foram prolapsadas (quando o útero ou outros órgãos saem para fora do corpo), uma ocorrência comum por causa de gravidez forçada e frequente. Outra imagem que me assombra: uma porca mãe com todo o sistema reprodutivo saindo de seu corpo.

Esses animais passam a maior parte de suas vidas miseráveis em armazéns sem janelas, onde são artificialmente inseminados e mantidos durante a maior parte de suas gravidezes de 115 dias. Cada um é confinado em uma cela de gestação pouco maior do que seus próprios corpos. Durante a maior parte de suas vidas, eles são tão espremidos que nem sequer conseguem se virar, muito menos caminhar.

Existe um odor que nunca desaparece até que você esteja realmente fora do trabalho em fazendas industriais – ele se infiltra na sua pele.

Meu banho noturno era um ritual importante, no entanto. Isso me deu uma chance de fazer um inventário físico das minhas lesões, que eram numerosas, como são para todos os trabalhadores da fábrica. Então, eu analisava as filmagens do dia, marcando os piores horrores que eu tinha testemunhado naquele dia antes de desmaiar. Felizmente, os pesadelos realmente não começaram até alguns anos depois.

Muito do que vi no Iowa Select era o padrão e legalizado e esse é o problema com a pecuária. Os adesivos “com certificação humana” em caixas de ovos, recipientes de leite e pacotes de carne são pouco mais do que uma estratégia de marketing, uma maneira de manter-nos ignorantes em relação ao abuso sistemático dos animais por trás da nossa comida.

Existem várias brechas legais que permitem que as indústrias da carne, ovos e laticínios fiquem impunes por perpetuar a crueldade inimaginável diária. A Lei de Bem-estar Animal – uma das poucas leis federais que protegem os animais – exclui todos os animais criados e mortos para a alimentação. Isso significa que as galinhas poedeiras têm seus bicos sensíveis queimados e são presas em gaiolas tão pequenas que não podem abrir completamente suas asas. As galinhas criadas para a carne são criadas para crescer tão rapidamente que têm dificuldades para caminhar sem uma dor severa. Os peixes criados em fazendas são esfolados vivos ou podem sufocar dolorosamente até a morte. As mães e seus filhotes estão sempre separados.

A indústria agropecuária não quer que você conheça isso, então impulsionam dezenas de contas estaduais, apelidadas de “ag-gag”, para varrer as evidências de abuso para debaixo do tapete e penalizar informantes como eu. As contas são muitas vezes introduzidas por legisladores que recebem grandes doações de empresas de carne, laticínios e ovos. Somente um ano após minha investigação no Iowa Select, o governador de Iowa, Terry Branstad, assinou a primeira lei ag-gag – e não é coincidência.

Nos últimos dias, o café vegano que eu administro é do outro lado da rua de um açougue. Muitas vezes, vejo porcos mortos pendurados na janela. Estou orgulhosa do trabalho que fiz como investigadora secreta, mas a grande ironia é que não consigo sentir nada ao olhar aquele porco agora.

Meu impulso pela compaixão teve que ser reprimido muitas vezes – meu objetivo, agora, é voltar para a parte de mim que conseguia senti-lo. Não sei como chegar lá, mas pelo menos os pesadelos começam a se tornar menos frequentes.

Todos nós temos o poder de ser heróis nesta questão – todos podemos ajudar a acabar com esse ciclo de sofrimento. Ao eliminar o consumo de carne, ovos e laticínios, você pode escolher, diariamente, sair do sistema cruel que trabalhei tão arduamente para expor. Você não é impotente sobre esta questão.

* Liz Pachaud é uma ex-investigadora secreta da organização internacional de proteção animal Mercy For Animals e proprietária do Honor Society Coffee.

* Texto publicado no The Lily

Você viu?

Ir para o topo