EnglishEspañolPortuguês

Derretimento do gelo pode afetar animais marinhos na Groenlândia

19 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

 

Gelo
Foto: Reprodução, The Indian Express

Pela primeira vez, cientistas da Aarhus University, na Dinamarca, revelaram o impacto em longo prazo do derretimento da camada de gelo da Groenlândia. O aumento observado na quantidade água doce afetará as condições em todos os fiordes da Groenlândia, disseram os pesquisadores.

Ao longo dos anos, o colapso dramático do gelo no oceano Ártico recebeu muito atenção e é fácil de observá-lo por meio de imagens de satélite. Além disso, as geleiras derreteram e os pesquisadores sabem que o colapso atual da camada de gelo da Groenlândia mais do que duplicou em comparação com o período de 1983 a 2003. Não se sabe como o aumento do influxo de água doce afetará o ambiente marinho, segundo o The Indian Express.

As medições anuais feitas pelo “Programa de Monitoramento do Ecossistema da Groenlândia” desde 2003, no Nordeste da região, mostram que a água fresca da camada de gelo se acumula nas camadas superficiais do mar e flui para os fiordes. As medidas revelam que as camadas superficiais de água tornaram-se até 1,5 menos salgadas, o  equivalente a um aumento do teor de água doce de cerca de um metro em 2003 para quase quatro metros em 2015.

Você viu?

Ir para o topo