EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores descobrem grande buraco no gelo da Antártida

15 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Esta abertura, conhecida como polínia, é a maior observada no Mar de Weddell desde a década de 1970. A polínia deste inverno tinha uma área de água aberta próxima a 80 mil quilômetros quadrados. Isso marca o segundo ano consecutivo de sua formação, embora ela não tenha sido tão grande em 2016.

Polinia na Antártica
Foto: NASA

Sem o efeito isolante da cobertura do gelo marinho, uma polínia permite que a atmosfera e o oceano troquem calor, impulso e umidade, resultando em impactos significativos sobre o clima.

A convecção oceânica ocorre dentro da polínia levando água quente para a superfície e derretendo o gelo marinho e impedindo a formação de gelo novo, segundo o Phys.

O professor Kent Moore, do Departamento de Química e Ciências Físicas da University of Toronto Mississauga tem colaborado com membros do projeto Southern Ocean Carbon and Climate Observations and Modeling (SOCCOM) para investigar as polínias e seus impactos climáticos.

Devido ao árduo inverno antártico e às dificuldades de operar dentro do seu gelo, há poucas observações diretas dessas polínias e de seus impactos sobre a circulação atmosférica e oceânica. Como parte do projeto SOCCOM, foram colocados na região flutuadores de perfil robótico que operam sob o gelo marinho.

Você viu?

Ir para o topo