EnglishEspañolPortuguês

Poluição aérea de Londres excede regulamentos globais

11 de outubro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

 

Cidade de Londres
Foto: Jason Hawkes

Novos números divulgados pelo prefeito de Londres (Inglaterra) Sadiq Khan mostram que todas as áreas da capital excedem os limites da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a PM2.5, que consiste em partículas de ar tóxicas que podem elevar a probabilidade de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Khan disse que era “perturbador” que nenhuma área de Londres conhecesse os padrões da OMS.

“Esta pesquisa é outra acusação condenatória do ar tóxico que todos os londrinos são obrigados a respirar diariamente”, afirmou.

As descobertas do London Atmospheric Emissions Inventory mostram que quase 95% da população da capital residem em lugares que excedem os regulamentos em 50% ou mais, informa a BBC.

As crianças expostas a poluentes tóxicos são mais suscetíveis à diminuição da função pulmonar e da asma na vida adulta, enquanto as PM2.5 também são conhecidas por provocar 29 mil óbitos prematuros no Reino Unido anualmente, segundo o Comitê sobre os efeitos médicos dos poluentes aéreos.

Cerca de metade das PM2.5 em Londres se originam de fontes fora da cidade. Porém, as principais fontes de emissões de PM2.5 na capital são o desgaste de pneus e freios em veículos rodoviários, o setor de construção e a queima de madeira.

O prefeito escreveu ao Secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, pedindo mais autonomia para combater a poluição do ar que não é gerada pelo tráfego – incluindo a introdução de uma rede de “zonas de emissão zero”, onde a queima de madeira ou carvão é proibida.

“Diminuir essas emissões e alcançar as diretrizes da OMS exigirá uma ação coordenada de governos e cidades em todo o mundo e uma mudança para caminhar, andar de bicicleta e utilizar os transportes públicos, assim como novas tecnologias como carros elétricos”, disse Khan.

No dia 23 de Outubro, uma medida entrará em vigor para remover os veículos mais antigos e poluidores do centro de Londres.

 

 

 

 

Você viu?

Ir para o topo