Peru resgatado de fazenda demonstra sua gratidão aos seus salvadores


 

Peru
Foto: Ziggy’s Refuge Farm Sanctuary

Kristin Hartness, que adotou Toby no início deste ano, sabia que existia apenas uma escolha. “Ele é nosso filho humano com um terno de peru, então fomos para a cirurgia”, disse Hartness, cofundadora do Ziggy’s Refuge Farm Sanctuary, na Carolina do Norte (EUA).

Toby foi originalmente resgatado pela Red Dog Farm Animal Rescue Network antes de ser adotado por um amigo de Hartness. Quando Hartness e seu noivo Jay Yontz foram visitá-lo, conheceram o peru, que tinha em torno de cinco anos na época. “Ele nos seguiu com seu lento coxear por toda a fazenda e nós nos apaixonamos por ele”, contou ela.

Ao investigar mais sobre Toby, ela descobriu que havia algo muito errado com seus pés. Ele tinha uma infecção bacteriana que causou ferimentos dolorosos nos pés. “Pensamos que sua infecção ocorreu devido ao seu peso”, explicou Hartness, que acredita que Toby foi explorado em uma fazenda industrial antes de ser resgatado pela Red Dog Farm.

Hartness ofereceu-se para adotar Toby e oferecer o tratamento médico de que ele necessitava. Seu amigo concordou e ele mudou-se para o santuário que Hartness gerencia juntamente com Yontz.

Peru é abraçado
Foto: Ziggy’s Refuge Farm Sanctuary

Porém, quando Hartness levou Toby ao veterinário, seus problemas eram mais graves do que ela imaginava. Ambas as pernas do peru estavam infectadas. Ele também havia desenvolvido uma infecção no tórax porque se deitava muito quando era difícil caminhar.

A cirurgia era sua única chance, de acordo com Hartness, mas o processo de recuperação foi difícil – tanto para Toby quanto para Hartness. “Ver Toby sair dessa cirurgia foi muito triste. Ele estava sem vida e com uma dor intensa. Eu literalmente chorei por uma semana”, relatou ao The Dodo.

Infelizmente, esta não seria a única cirurgia de Toby – ele precisava de mais duas operações para curar os pés, as pernas e o peito. Após a terceira cirurgia, Hartness teve um problema diferente: ela precisa descobrir como impedir o peru de colocar qualquer pressão sobre o peito e sobre as pernas durante a recuperação.

“Todos, incluindo o veterinário, acharam que era loucura quando sugeri colocá-lo na vertical em nossos colos. Chegamos naquela noite, o viramos no colo de Jay e Toby adorou essa posição. Agora, Toby se senta na [na sua] parte traseira do dia e, para dar um descanso a essas partes de seu corpo, também temos uma cama de travesseiro”, continuou Hartness.

Peru no colo de cuidador
Foto: Ziggy’s Refuge Farm Sanctuary

Enquanto Toby se aconchega em seus salvadores, ele assiste à televisão. Ele ainda não pode andar, embora Hartness e Yontz façam sessões diárias de fisioterapia para ajudá-lo a recuperar a mobilidade. “Esperamos, nas próximas semanas, começar a ver sinais de ele dando passos”, disse Hartness.

Cuidar de Toby tem sido um trabalho árduo, mas todo o esforço vale a pena. “Este menino passou por muito, mas ele nunca mostrou nenhum sinal de agressão. Mesmo com dor, ele realmente confia em nós. Ele é a alma mais bela que já conheci. Está sempre feliz, ama ser segurado e ser amado. Não posso dizer o suficiente sobre esse menino especial. Ele é perfeito”, concluiu a tutora.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA

JAPÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>