EnglishEspañolPortuguês

Austrália pode enfrentar temperaturas de 50°C até a virada do século

8 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

As mudanças climáticas, juntamente com a expansão urbana, resultarão em temperaturas intensas antes de 2100, mesmo que o mundo se ajuste ao Acordo  Climático de Paris.

Banhistas em praia
Foto: Getty Images

Um novo estudo, da Australian National University, alerta que planos devem ser adotados para enfrentar as novas condições extremas.

Sophie Lewis disse que a pesquisa avaliou a magnitude das temperaturas futuras se os 2°C acima dos níveis pré-industriais forem cumpridos pelo acordo.

“As principais cidades australianas, como Sydney e Melbourne, podem experimentar temperaturas sem precedentes de 50 ° C com 2° C de aquecimento global”, disse Lewis, membro da Fenner School of Environment and Society e do Centre of Excellence for Climate System Science, em ANU.

O aumento nas temperaturas do verão australiano indica que outras cidades principais também devem se preparar para um calor extremo e sem precedentes no futuro, segundo o Independent.

“Nosso modelo climático projetou temperaturas diárias de até 3,8° C acima dos registros existentes em Victoria e Nova Gales do Sul, apesar dos esforços ambiciosos de Paris para diminuir o aquecimento”, destacou.

Ela alerta que é necessária uma ação global urgente para evitar que isso aconteça.

“A ação urgente sobre as mudanças climáticas é crítica – a gravidade de possíveis temperaturas futuras, simuladas por modelos climáticos neste estudo, coloca sérios desafios para a nossa preparação para as futuras mudanças climáticas na Austrália”, declarou.

Você viu?

Ir para o topo