EnglishEspañolPortuguês

Grande Barreira de Corais mostra sinais de recuperação após sofrer branqueamento

3 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas do Instituto Australiano de Ciências Marinhas pesquisaram 14 recifes de corais entre Cairns e Townsville para analisar como eles estavam depois de sofrerem branqueamento.

Cientistas observam corais
Foto: Chris Brunner

Neil Cantin, membro do instituto, contou que eles ficaram surpresos ao descobrir que o coral já havia começado a se reproduzir.

“Estamos encontrando corais que têm mostrado sinais iniciais de desenvolvimento reprodutivo, ovos realmente visíveis que podemos ver a olho nu. [É] muito surpreendente, já que estudos anteriores mostraram atrasos de dois a três anos na atividade reprodutiva após os eventos de branqueamento.”, explicou.

“Isso significa que eles têm energia suficiente, recuperaram as zooxanthellae e a simbiose e ainda possuem energia para investir na reprodução e  no desenvolvimento de ovos”, adicionou.

Quase dois terços da Grande Barreira de Corais foram impactados pelo branqueamento em 2016 e 2017, que matou até 50% dos corais na região, informa a ABC.

Cantin disse que os cientistas encontraram ovos na maior parte dos recifes da região de Cairns, inclusive no Arlington Reef e em Fitzroy Island.

“Esta é uma notícia positiva para uma mudança na Grande Barreira de Corais. Estamos vendo ovos e esperamos que esses ovos resultem em uma época de reprodução satisfatória neste verão. O que realmente precisamos entender agora é se esses ovos produzidos irão amadurecer e se transformar em ovos viáveis que podem construir larvas de corais”, ressaltou.

O evento de reprodução em massa de corais na Grande Barreira de Corais ocorre entre Outubro e Dezembro.

Você viu?

Ir para o topo