EnglishEspañolPortuguês

Saiba como cuidar da higiene de cães e gatos

20 de setembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Para garantir maior longevidade para o animal o tutor precisa compreender que os animais doméstico, assim como os humanos precisam de cuidados com a higiene como: tomar banho, cortar as unhas, limpar as orelhas, aparar os pelos, e até mesmo escovar os dentes. Esses cuidados garantem também a saúde e bem-estar de toda família.

Em um animal limpo é mais difícil o acumulo de micro-organismos, como as bactérias, que podem transmitir doenças a você e todas as pessoas que convivem com o animal.

Separamos algumas dicas para você cuidar melhor da saúde do seu animal e consequentemente da sua família:

– Limpe os olhos do cão todos os dias, mas nunca use objetos pontiagudos, pois muitas vezes eles se debatem, e dessa maneira você poderá machucá-lo.

– Para a limpeza das orelhas basta fazer um rolinho de gazes ou com um pedaço de pano e limpar superficialmente. Cachorros com grandes orelhas costumam ter mais problemas que os de orelha pequena.

– Além do banho semanal é interessante levar o animal para uma tosa higiênica, onde serão retirados os pelos das partes intimas do animal, facilitando assim que ele se limpe, e que diminua a disseminação de bactérias, fungos e micoses.

– Para cortar as unhas leve em um veterinário, é preciso cortar somente as pontinhas.

– O animal deve ser acostumado a escovar os dentes desde cedo, isso permite que as gengivas e os dentes fiquem saudáveis por mais tempo, evitando o tártaro e as bactérias, além de eliminar bafo desagradável.

– Com essas dicas você evitará o surgimento de problemas decorrentes por doenças causadas pela falta de cuidado e higiene, além do mais você evitará que o cão transmita doenças para toda família.

Fonte: Revista Veterinária 

Você viu?

Ir para o topo