EnglishEspañolPortuguês

Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza registra declínios de antílopes

20 de setembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Das 87.967 espécies citadas na atualização deste mês, mais de 25 mil estão quase extintas.

Freixos da América do Norte
Foto: Richard Webb

As populações de freixos da América do Norte estão em declínio dramático como resultado de infecções provocadas por escaravelhos. Cinco das seis espécies do continente foram reclassificadas como criticamente ameaçadas, o que significa apenas uma categoria até a extinção.

“Os freixos são essenciais para plantar comunidades dos Estados Unidos e têm sido uma espécie popular de horticultura. Seu declínio, que provavelmente impactará mais de 80% das árvores, alterará drasticamente a composição das florestas selvagens e urbanas”, disse Murphy Westwood, membro do Grupo de Especialistas em Árvore Globai da IUCN que liderou a avaliação, em um comunicado.

Enquanto isso, um morcego endêmico do território australiano, já foi oficialmente declarado extinto. “É muito difícil decidir quando uma espécie definitivamente desapareceu. Provavelmente poderíamos tê-lo declarado extinto anteriormente, mas aguardamos pesquisas”, afirma Craig Hilton-Taylor, chefe da unidade da Lista Vermelha da IUCN, ao New Scientist.

Acredita-se que o declínio dos morcegos ocorreu devido à perda de habitat e à predação de espécies introduzidas na região.

Mesmo assim, há boas notícias. Os leopardos-da-neve da Ásia Central e do Sul agora são classificados como vulneráveis, em vez de ameaçados – uma mudança que provavelmente ocorreu depois de programas de conscientização e iniciativas contra a caça.

“Para serem considerados amealhados, devem existir menos de 2.500 leopardos-da-neve adultos e eles devem sofrer uma alta taxa de declínio. Porém, isso não significa que os leopardos-da-neve estão seguros ou que agora é um momento para celebrar”, explica Tom McCarthy, que administra o Programa de Leopardo-da-neve Panthera.

Você viu?

Ir para o topo