EnglishEspañolPortuguês

Aquecimento global ameaça sobrevivência de cães explorados pela indústria de trenó

16 de setembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Os cães do Ártico da Groenlândia estão desaparecendo.

Cães forçados a puxar trenós
Foto: Drew Avery via Wikimedia Commons

De acordo com cientistas e especialistas locais da Dinamarca, a população canina – tradicionalmente explorada para o transporte de pessoas, mercadorias e pela terrível indústria de corridas de trenó – caiu mais de 50% nos últimos 20 anos.

O professor Morten Meldgaard, do Museu de História Natural da Dinamarca, diz que o aquecimento global e o contínuo derretimento do gelo marinho na região do Ártico são algumas das principais razões para a diminuição nos números de cães forçados a puxar trenós.

O gelo não tem apenas diminuído, como também se tornado mais fino.

O declínio ocorre também devido a outros fatores além do clima, aponta Meldgaard. Motos de neve motorizadas têm substituído os cães em muitas partes da ilha e o preço dos alimentos para os animais aumentou, informa o Climate News Network.

Eles também têm sido expostos a mais doenças infecciosas. Cientistas e especialistas médicos dizem que o aumento das temperaturas no Ártico e outras regiões podem facilitar a propagação de diversas doenças entre populações animais e humanas.

Para salvar a população de cães existente, o governo da Gronelândia está investindo quase um milhão de dólares em um programa de vacinação para cães explorados em trenós.

Meldgaard e outros cientistas apresentaram uma série de recomendações para impedir a morte dos animais.

Você viu?

Ir para o topo